sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 10 mortos em queda de depósito de resíduos no Brasil

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 45 podem estar desaparecidas depois da queda de uma barreira de um depósito gigante de resíduos de um complexo mineiro no estado brasileiro de Minas Gerais, noticiou a imprensa local.

(Reuters / Arquivo)

(Reuters / Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

O acidente, que ocorreu no distrito Bento Rodrigues, no município de Mariana, provocou pelo menos 10 mortos, segundo o portal de notícia G1, da rede Globo, que citou fontes dos bombeiros da cidade de Ouro Preto, que foram os primeiros a chegar ao local.

O Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais avançou que foram destacadas várias equipas para o local e que, segundo residentes na zona, há várias pessoas soterradas, mas evitaram confirmar o número de vítimas e possíveis feridos e desaparecidos.

O autarca de Mariana informou que o distrito está a ser evacuado devido ao perigo de novos deslizamentos de terra.

Segundo o Sindicato de Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana, entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas.

O secretário da Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, qualificou a situação de "extremamente grave".

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão, pertence à empresa Samarco e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC