sicnot

Perfil

Mundo

Vedação vai proteger pinturas de troço do antigo Muro de Berlim

Uma vedação entre 80 e 90 centímetros de altura vai proteger as pinturas que cobrem um fragmento do velho Muro de Berlim conhecido como a 'East Side Galery', devendo os visitantes estar a 1,30 metros do muro.

PAUL ZINKEN

O anúncio foi feito hoje pela autarquia de Friedrichhain-Kreuzber, à qual pertence aquela parte do muro, com 1,3 quilómetros e uma das principais atrações turísticas da capital alemã.

A 'East Side Galery' foi criada entre fevereiro (três meses após a queda do Muro) e setembro de 1990, quando 118 artistas de 21 países pintaram 106 quadros nessa parte da barreira que dividiu a cidade durante 28 anos. Em 1991 foi classificada como monumento e em 1996 criou-se uma associação para preservar as obras.

A vedação transparente, com a qual a autarquia pretende proteger dos grafitis, deverá estar instalada no final deste ano ou no início de 2016 e custará 150.000 euros.

Completamente reproduzidos pelos seus autores em 2009 por ocasião do 20.º aniversário da queda do Muro, a centena de frescos inclui o do famoso beijo fraterno entre o líder soviético Leonid Brejnev e o dirigente da antiga República Democrática Alemã Erich Honecker.

Situado ao longo do Spree, o rio que atravessa Berlim, este troço do Muro é considerado "a maior galeria de arte a céu aberto do mundo".

Lusa

  • Milhares de balões foram libertados em Berlim para comemorar 25 anos da queda do muro
    0:53

    Mundo

    Para terminar as comemorações dos 25 anos da queda do muro de Berlim. Foram lançados milhares de balões iluminados ao longo duma faixa de 15 km onde dantes estava parte do muro, que se estendia por 155 km. À medida que os balões iam sendo libertados, a Orquestra de Berlim tocava o "Hino da Alegria" de Beethoven, também conhecido por hino da União Europeia. Nas ruas da capital alemã, estiveram cerca dum milhão de pessoas.

  • O mundo mudou há 25 anos
    5:47

    Mundo

    O mundo mudou há 25 anos. A 9 de novembro de 1989 Berlim voltou a ser uma só cidade e o ponto de partida para a reunificação da Alemanha. A queda do chamado muro da vergonha foi o princípio do fim da guerra fria e de uma nova era para a Europa.

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42