sicnot

Perfil

Mundo

Vedação vai proteger pinturas de troço do antigo Muro de Berlim

Uma vedação entre 80 e 90 centímetros de altura vai proteger as pinturas que cobrem um fragmento do velho Muro de Berlim conhecido como a 'East Side Galery', devendo os visitantes estar a 1,30 metros do muro.

PAUL ZINKEN

O anúncio foi feito hoje pela autarquia de Friedrichhain-Kreuzber, à qual pertence aquela parte do muro, com 1,3 quilómetros e uma das principais atrações turísticas da capital alemã.

A 'East Side Galery' foi criada entre fevereiro (três meses após a queda do Muro) e setembro de 1990, quando 118 artistas de 21 países pintaram 106 quadros nessa parte da barreira que dividiu a cidade durante 28 anos. Em 1991 foi classificada como monumento e em 1996 criou-se uma associação para preservar as obras.

A vedação transparente, com a qual a autarquia pretende proteger dos grafitis, deverá estar instalada no final deste ano ou no início de 2016 e custará 150.000 euros.

Completamente reproduzidos pelos seus autores em 2009 por ocasião do 20.º aniversário da queda do Muro, a centena de frescos inclui o do famoso beijo fraterno entre o líder soviético Leonid Brejnev e o dirigente da antiga República Democrática Alemã Erich Honecker.

Situado ao longo do Spree, o rio que atravessa Berlim, este troço do Muro é considerado "a maior galeria de arte a céu aberto do mundo".

Lusa

  • Milhares de balões foram libertados em Berlim para comemorar 25 anos da queda do muro
    0:53

    Mundo

    Para terminar as comemorações dos 25 anos da queda do muro de Berlim. Foram lançados milhares de balões iluminados ao longo duma faixa de 15 km onde dantes estava parte do muro, que se estendia por 155 km. À medida que os balões iam sendo libertados, a Orquestra de Berlim tocava o "Hino da Alegria" de Beethoven, também conhecido por hino da União Europeia. Nas ruas da capital alemã, estiveram cerca dum milhão de pessoas.

  • O mundo mudou há 25 anos
    5:47

    Mundo

    O mundo mudou há 25 anos. A 9 de novembro de 1989 Berlim voltou a ser uma só cidade e o ponto de partida para a reunificação da Alemanha. A queda do chamado muro da vergonha foi o princípio do fim da guerra fria e de uma nova era para a Europa.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.