sicnot

Perfil

Mundo

Vedação vai proteger pinturas de troço do antigo Muro de Berlim

Uma vedação entre 80 e 90 centímetros de altura vai proteger as pinturas que cobrem um fragmento do velho Muro de Berlim conhecido como a 'East Side Galery', devendo os visitantes estar a 1,30 metros do muro.

PAUL ZINKEN

O anúncio foi feito hoje pela autarquia de Friedrichhain-Kreuzber, à qual pertence aquela parte do muro, com 1,3 quilómetros e uma das principais atrações turísticas da capital alemã.

A 'East Side Galery' foi criada entre fevereiro (três meses após a queda do Muro) e setembro de 1990, quando 118 artistas de 21 países pintaram 106 quadros nessa parte da barreira que dividiu a cidade durante 28 anos. Em 1991 foi classificada como monumento e em 1996 criou-se uma associação para preservar as obras.

A vedação transparente, com a qual a autarquia pretende proteger dos grafitis, deverá estar instalada no final deste ano ou no início de 2016 e custará 150.000 euros.

Completamente reproduzidos pelos seus autores em 2009 por ocasião do 20.º aniversário da queda do Muro, a centena de frescos inclui o do famoso beijo fraterno entre o líder soviético Leonid Brejnev e o dirigente da antiga República Democrática Alemã Erich Honecker.

Situado ao longo do Spree, o rio que atravessa Berlim, este troço do Muro é considerado "a maior galeria de arte a céu aberto do mundo".

Lusa

  • Milhares de balões foram libertados em Berlim para comemorar 25 anos da queda do muro
    0:53

    Mundo

    Para terminar as comemorações dos 25 anos da queda do muro de Berlim. Foram lançados milhares de balões iluminados ao longo duma faixa de 15 km onde dantes estava parte do muro, que se estendia por 155 km. À medida que os balões iam sendo libertados, a Orquestra de Berlim tocava o "Hino da Alegria" de Beethoven, também conhecido por hino da União Europeia. Nas ruas da capital alemã, estiveram cerca dum milhão de pessoas.

  • O mundo mudou há 25 anos
    5:47

    Mundo

    O mundo mudou há 25 anos. A 9 de novembro de 1989 Berlim voltou a ser uma só cidade e o ponto de partida para a reunificação da Alemanha. A queda do chamado muro da vergonha foi o princípio do fim da guerra fria e de uma nova era para a Europa.

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC