sicnot

Perfil

Mundo

Rússia sem plano de evacução para 80 mil turistas russos no Egito

Quase 80 mil turistas russos encontram-se no Egito, mas não há qualquer plano de evacuação de emergência podendo os mesmos regressarem a casa quando quiserem, disse fonte oficial, citada pela agência France Presse.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Cerca de 80 mil turistas estão no Egito. Não haverá evacuação", afirmou a porta-voz da união da indústria de turismo da Rússia, Irina Tyurina, após uma reunião governamental.

Aviões vazios estão a ser enviados para o Egito para transportar turistas russos para o seu país, mas os mesmos poderão regressar de acordo com o seu próprio ritmo.

A Rússia suspendeu os voos para o Egito na sexta-feira, numa altura em que aumentam os receios sobre um eventual atentado contra o avião que se despenhou na semana passada.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiro egípcio já disse hoje que não afasta possíveis cenários para a queda do avião, mas sublinhou que a investigação ainda não produziu "uma hipótese" sobre o desastre do avião da companhia russa Metrojet que causou 224 mortos a 31 de outubro.

Em conferência de imprensa, Sameh Shoukry acrescentou que ainda que as informações que têm levado os países a implementar restrições de vôo para o Egito "não foram fornecidas até agora aos serviços de segurança egípcios".

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24