sicnot

Perfil

Mundo

Camionistas brasileiros em greve contra preço do combustível

Camionistas brasileiros iniciaram hoje uma greve e um bloqueio de estradas em vários estados do Brasil para exigir a diminuição dos preços do combustível e a demissão da Presidente do país, Dilma Rousseff.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STRINGER Brazil / Reuters

A greve foi convocada pelo Comando Nacional dos Transportes, um grupo independente que pediu aos camionistas para protestarem contra um Governo, que considerou não ter "mais legitimidade" e de estar a "arruinar o Brasil".

"Dilma tem de sair. Queremos que seja acusada. Vamos estar aqui até que se demita", disse o camionista André Vilar Gonçalves, de 33 anos, num bloqueio onde participavam 300 camionistas no sudeste do estado de Minas Gerais.

Dilma Rousseff, que iniciou um novo mandato de quatro anos em janeiro, tem visto o seu índice de popularidade em queda, com a economia brasileira, sétima maior do mundo, em recessão.

Os problemas de Dilma Rousseff aumentaram depois de terem sido reveladas irregularidades e um esquema de corrupção de vários mil milhões de dólares na petrolífera estatal Petrobas.

Os camionistas decidiram fazer a greve depois de três aumentos consecutivos do preço do combustível.

Os dois maiores sindicatos do setor demarcaram-se da greve e o porta-voz da Presidência brasileira considerou que tem apenas como objetivo "prejudicar o Governo".

A polícia informou que os camionistas encerraram estradas em dez estados do país e que está já a afetar os principais centros económicos, incluindo São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.