sicnot

Perfil

Mundo

Conservadores reivindicam vitória na Croácia

A oposição conservadora croata reivindicou a vitória nas eleições legislativas de ontem, as primeiras desde que o país entrou na União Europeia em 2013.

© Antonio Bronic / Reuters

Com mais de 70% dos votos contabilizados, a direita lidera a eleição mas sem maioria no parlamento.

Para governar o HDZ terá de se coligar com outros partidos para atingir mais de metade dos assentos parlamentares.

As eleições acontecem numa altura em que a Croácia enfrenta dificuldades económicas e uma elevada taxa de desemprego a par de crise de refugiados que atravessaram o país rumo à Europa central.

  • Eleições parlamentares na Croácia com empate técnico

    Mundo

    Na Croácia, terá havido um empate técnico nas primeiras eleições parlamentares, desde que o país aderiu à União Europeia. Segundo as sondagens, os sociais democratas - até agora no poder - estão empatados com os conservadores da Coligação Patriótica.

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.