sicnot

Perfil

Mundo

Dezasseis polícias feridos em confrontos com migrantes perto do porto de Calais

Dezasseis polícias ficaram feridos durante a noite em confrontos ocorridos com migrantes num acampamento localizado nas proximidades do porto da cidade francesa de Calais, anunciou a autarquia.

(Arquivo)

(Arquivo)

Emilio Morenatti/ AP

"Por volta das 23:00 horas (22:00 horas em Lisboa) de domingo, vários grupos de migrantes, perto de 200, tentaram atrasar e bloquear o tráfico numa via da região portuária de Calais", disse o porta-voz da autarquia da cidade francesa, onde se localiza o canal rodoviário e ferroviário da Mancha, que liga o país à Inglaterra.

De acordo com o porta-voz, "os migrantes (...) atiraram vários objetos sobre o acesso viário", e os polícias tiveram de usar gás lacrimogéneo para os repelir.

A calma regressou por volta da meia-noite (em Lisboa), indicou a autarquia.

As pedras lançadas pelos migrantes provocaram ferimentos ligeiros em polícias no local.

Segundo uma fonte policial, as forças de segurança utilizaram cerca de 300 granadas de gás lacrimogéneo.

"Estamos preocupados, se algum dia acontecer uma revolta no campo, vai ser a loucura", afirmou Gilles Debove, responsável local de um sindicato da polícia, assinalando que esta foi a primeira vez que ocorreu violência contra a polícia.

Cerca de seis mil migrantes -- que vêm essencialmente da África Oriental, Médio Oriente e Afeganistão - estão amontoados em condições muito precárias numa espécie de bairro da lata situado a uma hora a pé do centro de Calais.

Os migrantes têm a esperança de entrar clandestinamente na Inglaterra, mas o acesso ao túnel que atravessa o canal da Mancha tornou-se extremamente difícil, depois de ter sido reforçada a segurança no local.

Lusa

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.