sicnot

Perfil

Mundo

Governo de Israel vai anunciar medidas para aliviar situação na Cisjordânia

O ministro do Interior israelita, Silvan Shalom, revelou hoje que o Governo vai anunciar uma série de medidas para aliviar a situação da população palestiniana em várias frentes na Cisjordânia, informou a rádio pública israelita.

reuters

Em entrevista à emissora, Shalom indicou, sem concretizar, que o pacote de medidas tem por objetivo facilitar a vida dos palestinianos em áreas como o emprego, água, comunicações e construção, garantindo que a segurança de Israel não vai sair afetada.

O anúncio tem lugar horas antes de o Presidente norte-americano, Barack Obama, receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, naquele que será o primeiro encontro entre os dois líderes desde o acordo alcançado entre as potências mundiais e Teerão sobre o programa nuclear iraniano.

No domingo, o diário Haaretz adiantava em capa que Netanyahu tinha previsto anunciar medidas na Cisjordânia como solução para aliviar a tensão que afeta a zona desde o início de outubro.

Segundo o jornal, essas medidas seriam apresentadas como parte das atuais negociações em torno de um pacote de ajuda militar que Israel aspira receber de Washington como eventual compensação após o acordo nuclear entre as potências mundiais e o Irão, que o Estado judeu repudia.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.