sicnot

Perfil

Mundo

Governo de Israel vai anunciar medidas para aliviar situação na Cisjordânia

O ministro do Interior israelita, Silvan Shalom, revelou hoje que o Governo vai anunciar uma série de medidas para aliviar a situação da população palestiniana em várias frentes na Cisjordânia, informou a rádio pública israelita.

reuters

Em entrevista à emissora, Shalom indicou, sem concretizar, que o pacote de medidas tem por objetivo facilitar a vida dos palestinianos em áreas como o emprego, água, comunicações e construção, garantindo que a segurança de Israel não vai sair afetada.

O anúncio tem lugar horas antes de o Presidente norte-americano, Barack Obama, receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, naquele que será o primeiro encontro entre os dois líderes desde o acordo alcançado entre as potências mundiais e Teerão sobre o programa nuclear iraniano.

No domingo, o diário Haaretz adiantava em capa que Netanyahu tinha previsto anunciar medidas na Cisjordânia como solução para aliviar a tensão que afeta a zona desde o início de outubro.

Segundo o jornal, essas medidas seriam apresentadas como parte das atuais negociações em torno de um pacote de ajuda militar que Israel aspira receber de Washington como eventual compensação após o acordo nuclear entre as potências mundiais e o Irão, que o Estado judeu repudia.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.