sicnot

Perfil

Mundo

Interrompidas operações em mina do Brasil onde pelo menos quatro pessoas morreram

As autoridades brasileiras suspenderam hoje todas as operações na mina da Samarco, de extração minério de ferro, onde o colapso das barragens causou a morte a pelo menos quatro pessoas, informou hoje uma porta-voz governamental da Secretaria Ambiental de Minas Gerais.

Antonio Lacerda

A mina Samarco, que resulta de uma parceria entre a australiana BHP Billiton e a brasileira Vale, foi encerrada na sexta-feira, por decisão das autoridades locais, enquanto prosseguem as investigações para apurar as causas do acidente e os riscos existentes para a população e para o ambiente.

Cerca de 20 pessoas continuam desaparecidas na sequência da enxurrada de lama causada pelo rompimento das barragens da mina, que soterrou parte da vila Bento Rodrigues, no distrito de Mariana, em Minas Gerais.

"A Samarco está apenas autorizada de efetuar ações de emergência que minimizem os efeitos do colapso e previnam novos acidentes", explicou a porta-voz.

As autoridades já identificaram dois dos corpos encontrados e estão a tentar identificar outros dois.

O acidente deixou 600 pessoas sem casa, adiantou a porta-voz.

O diretor executivo da empresa australiana BHP Billiton anunciou que irá deslocar-se à área afetada.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.