sicnot

Perfil

Mundo

Segunda vítima mortal após rutura de barragem no Brasil, 25 estão desaparecidas

Autoridades confirmaram hoje a identificação da segunda vítima mortal da rutura de uma barragem mineira na cidade de Mariana, na zona rural de Minas Gerais, no sudeste brasileiro, que deixou 25 pessoas desaparecidas.

Reuters

Reuters

© Ricardo Moraes / Reuters

A segunda vítima fatal identificada é o motorista Sileno Narkievicius de Lima, que prestava serviços à mineradora Samarco, responsável pelas barragens, e foi soterrado após a rutura de duas das quatro barragens no local.

A tragédia, ocorrida na última quinta-feira, destruiu centenas de casas na localidade de Bento Rodrigues, vizinha à Mariana, atingida pelo deslizamento de lamas.

A primeira morte confirmada foi a de um homem que teve um mal súbito após a rutura das barragens. Segundo a imprensa local, outros dois corpos foram encontrados na região, mas ainda serão periciados para saber se há uma ligação direta com a tragédia.

O Governo do Estado do Espírito Santo, vizinho a Minhas Gerais, formou um comité de emergência para analisar as cidades de Colatina, Linhares e Baixo Guandu, que deverão ser atingidas pela lama com desperdícios de minérios que rompeu as barragens em Mariana.

Serão dados alertas à população que vive próxima do Rio Doce sobre a chegada da lama e estudam-se formas de garantir o abastecimento de água, segundo o diário "O Estado de São Paulo".

Moradores de Mariana manifestaram-se hoje para pedir um posicionamento mineradora Vale, que é acionista da Samarco, responsável pelas barragens na cidade.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes