sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas "anomalias térmicas" nas Pirâmides do Egito

Uma equipa internacional de arquitetos e cientistas detetou "anomalias térmicas" nas Pirâmides do Egito. As causas, dizem, podem ser áreas ocas dentro das pirâmides, correntes de ar ou o uso de materiais de construção diferentes.

reuters

reuters

reuters

A equipa conjunta - Egito, Canadá, França e Japão - utilizou termografia com infravermelhos para analisar as pirâmides ao nascer e ao pôr do sol, quando as estruturas de pedra aquecem e arrefecem.

Em comunicado, o Governo do Egito informou que os investigadores "concluíram que há várias anomalias térmicas detetadas em todos os monumentos em fases de aquecimento e de arrefecimento".

Várias causas poderão explicar estas anomalias, acrescenta, tais como espaços internos vazios ou correntes de ar.

Uma das mais "impressionates" anomalias foi detetada na Grande Pirâmide, ou Pirâmide de Khufu. A estrutura vai ser objeto de uma maior investigação, que deverá durar até ao final de 2016.

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.