sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas "anomalias térmicas" nas Pirâmides do Egito

Uma equipa internacional de arquitetos e cientistas detetou "anomalias térmicas" nas Pirâmides do Egito. As causas, dizem, podem ser áreas ocas dentro das pirâmides, correntes de ar ou o uso de materiais de construção diferentes.

reuters

reuters

reuters

A equipa conjunta - Egito, Canadá, França e Japão - utilizou termografia com infravermelhos para analisar as pirâmides ao nascer e ao pôr do sol, quando as estruturas de pedra aquecem e arrefecem.

Em comunicado, o Governo do Egito informou que os investigadores "concluíram que há várias anomalias térmicas detetadas em todos os monumentos em fases de aquecimento e de arrefecimento".

Várias causas poderão explicar estas anomalias, acrescenta, tais como espaços internos vazios ou correntes de ar.

Uma das mais "impressionates" anomalias foi detetada na Grande Pirâmide, ou Pirâmide de Khufu. A estrutura vai ser objeto de uma maior investigação, que deverá durar até ao final de 2016.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras