Força crescente do El Niño ameaça a vida das crianças, avisa UNICEF
10.11.2015 11h12
A UNICEF estimou hoje que 11 milhões de crianças estejam em risco de fome, doenças e falta de água na África Oriental e Austral em resultado da força crescente do fenómeno meteorológico conhecido por El Niño.

reuters
Segundo a UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, o El Niño também está a causar secas e cheias em partes da Ásia, da região do Pacífico e da América Latina.
El Niño é um padrão climático ligado ao aquecimento das águas de superfície do Oceano Pacífico, que pode ter um efeito profundo nos padrões climáticos em todo o mundo.
As manifestações de El Niño tendem a acontecer com uma periodicidade que varia entre os dois e os sete anos.
"As consequências poderão ter um efeito de cascata sobre várias gerações, a menos que as comunidades afetadas recebam apoio para lidar com a quebra das colheitas e a falta de acesso a água potável, que estão a deixar as crianças malnutridas e em risco face às doenças fatais", alertou a UNICEF.
De acordo com a UNICEF, El Niño pode levar a um incremento significativo de doenças como a malária, o dengue, a diarreia e a cólera -- doenças que estão entre as principais causas de morte de crianças.
"Quando as condições meteorológicas extremas privam as comunidades do seu modo de vida, as crianças mais novas sofrem muitas vezes de subnutrição, o que as deixa ainda mais expostas ao risco de adoecerem, sofrerem atrasos no desenvolvimento cognitivo e morrerem prematuramente", adverte a UNICEF.
"As crianças e as comunidades em que se inserem precisam da nossa ajuda para recuperar do impacto de El Niño e para se prepararem para os estragos ulteriores que aquele fenómeno pode desencadear," considerou o diretor executivo da UNICEF, Anthony Lake.
Observou, a propósito, que a intensidade e o potencial de destruição do El Niño podem representar um alerta por ocasião da reunião de líderes mundiais em Paris.
"Ao procederem à discussão de um acordo para limitar o aquecimento global, devem lembrar-se de que o futuro das crianças de hoje e o do planeta que elas vão herdar está em causa", enfatizou Anthony Lake.
Os líderes mundiais vão reunir-se em Paris por ocasião da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, também conhecida como COP21, de 30 de novembro a 11 de dezembro próximos.
O objetivo do encontro é o de alcançar um acordo vinculativo que vise limitar o aquecimento global mediante a redução das emissões dos gases com efeito de estufa.
As ocorrências de El Niño não são causadas pelas alterações climáticas, mas os cientistas acreditam que estão a tornar-se mais intensas em resultado das alterações climáticas.
Muitos dos países que estão agora a sofrer os efeitos de El Niño são aqueles que enfrentam a mais grave ameaça por parte das alterações climáticas. Muitas das áreas afetadas têm também elevados níveis de pobreza.
Segundo especialistas, é provável que este fenómeno meteorológico, um dos mais fortes de que há registo, venha a causar mais cheias e secas, a alimentar tufões e ciclones no Pacífico, e a afetar mais zonas se continuar a ganhar força como indicam as previsões para os próximos meses.
Somália, Etiópia, Indonésia, nações do Pacífico, Guatemala, Honduras, El Salvador, Peru, Equador são alguns dos países e regiões afetados pelo fenómeno El Niño.
Na Homepage
-
Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa
Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.
24.04.2018 às 19h09
-
Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT
Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.
24.04.2018 às 10h48
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
- 3:02
Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
No centro de Lisboa multiplicam-se os casos de famílias que têm recebido ordem de despejo das casas onde vivem há décadas. A junta de freguesia de Santa Maria Maior, onde estão quase 50% dos alojamentos locais da capital, já tem três advogados a apoiar os moradores.
24.04.2018 às 14h50
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31