sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz que Schmidt era "uma instituição política"

A chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou hoje o seu antecessor Helmut Schmidt, classificando-o como "uma instituição política" e uma autoridade "cujo conselho e cuja opinião significavam alguma coisa" para si.

Chanceler alemã, Angela Merkel,

Chanceler alemã, Angela Merkel,

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel disse que os alemães tinham desenvolvido uma "profunda afeição" por Schmidt, que morreu hoje com 96 anos, e estavam "impressionados pela sua humildade pessoal e o seu sentido do dever".

Merkel nasceu na cidade natal de Schmidt, a portuária Hamburgo, antes de o seu pai, um pastor luterano, levar a família para lá da Cortina de Ferro, na que então era a Alemanha de Leste.

Merkel disse que Schmidt, enquanto chanceler, ajudou a Alemanha a lidar com o terrorismo e promoveu o sistema monetário europeu e a integração europeia, sublinhando que a Alemanha "tem muito que lhe agradecer".

Lusa

  • Mário Soares elogia Helmut Schmidt

    Mundo

    O ex-Presidente Mário Soares expressou hoje "grande consternação" pela morte, aos 96 anos, do antigo chanceler alemão Helmut Schmidt, que classificou como "grande estadista alemão", numa mensagem de condolências enviada à família.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07