sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz que Schmidt era "uma instituição política"

A chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou hoje o seu antecessor Helmut Schmidt, classificando-o como "uma instituição política" e uma autoridade "cujo conselho e cuja opinião significavam alguma coisa" para si.

Chanceler alemã, Angela Merkel,

Chanceler alemã, Angela Merkel,

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel disse que os alemães tinham desenvolvido uma "profunda afeição" por Schmidt, que morreu hoje com 96 anos, e estavam "impressionados pela sua humildade pessoal e o seu sentido do dever".

Merkel nasceu na cidade natal de Schmidt, a portuária Hamburgo, antes de o seu pai, um pastor luterano, levar a família para lá da Cortina de Ferro, na que então era a Alemanha de Leste.

Merkel disse que Schmidt, enquanto chanceler, ajudou a Alemanha a lidar com o terrorismo e promoveu o sistema monetário europeu e a integração europeia, sublinhando que a Alemanha "tem muito que lhe agradecer".

Lusa

  • Mário Soares elogia Helmut Schmidt

    Mundo

    O ex-Presidente Mário Soares expressou hoje "grande consternação" pela morte, aos 96 anos, do antigo chanceler alemão Helmut Schmidt, que classificou como "grande estadista alemão", numa mensagem de condolências enviada à família.

  • Criança em estado muito grave após ataque de cão em Matosinhos

    País

    Uma criança foi hoje atacada em Leça do Balio, Matosinhos, por um cão de raça perigosa, tendo sido transportada para o Hospital Pedro Hispano em "estado muito grave" e "praticamente desfigurada". A mãe da criança também foi atacada pelo cão e encontra-se em estado grave. Ambas foram posteriormente transferidas para o Hospital de S. João.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.