sicnot

Perfil

Mundo

Merkel diz que Schmidt era "uma instituição política"

A chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou hoje o seu antecessor Helmut Schmidt, classificando-o como "uma instituição política" e uma autoridade "cujo conselho e cuja opinião significavam alguma coisa" para si.

Chanceler alemã, Angela Merkel,

Chanceler alemã, Angela Merkel,

© Hannibal Hanschke / Reuters

Merkel disse que os alemães tinham desenvolvido uma "profunda afeição" por Schmidt, que morreu hoje com 96 anos, e estavam "impressionados pela sua humildade pessoal e o seu sentido do dever".

Merkel nasceu na cidade natal de Schmidt, a portuária Hamburgo, antes de o seu pai, um pastor luterano, levar a família para lá da Cortina de Ferro, na que então era a Alemanha de Leste.

Merkel disse que Schmidt, enquanto chanceler, ajudou a Alemanha a lidar com o terrorismo e promoveu o sistema monetário europeu e a integração europeia, sublinhando que a Alemanha "tem muito que lhe agradecer".

Lusa

  • Mário Soares elogia Helmut Schmidt

    Mundo

    O ex-Presidente Mário Soares expressou hoje "grande consternação" pela morte, aos 96 anos, do antigo chanceler alemão Helmut Schmidt, que classificou como "grande estadista alemão", numa mensagem de condolências enviada à família.

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas.