sicnot

Perfil

Mundo

Mudanças de humor podem ser sinal de demência

É o que nos diz um estudo realizado pela Universidade College London, no Reino Unido que envolveu familiares e amigos de pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram agora publicadas na revista científica Journal of Alzheimer's Disease.

© Yannis Behrakis / Reuters

Amigos e familiares de 48 pacientes com demência frontotemporal foram chamados a responder a um inquérito. Pediram para avaliar o gosto dos pacientes, antes de ser diagnosticada a doença, por diferentes tipos de comédia.

De acordo com o jornal britânico "The Telegraph" grande parte dos familiares e amigos confessou ter notado mudanças repentinas de humor, cerca de nove anos antes da demência ser diagnosticada, e também um sentido de humor inapropriado, ou humor negro, caracterizado por rir inadequadamente em eventos trágicos.

Apesar destes resultados, publidados no Journal of Alzheimer’s Disease, os investigadores defendem há ainda muito trabalho pela frente e que é preciso entender de que forma estas mudanças de humor podem encaradas como um sinal de demência.

Simon Ridley, da Alzheimer's Research UK, uma Organização Não Governamental de prevenção e combate ao Alzheimer, recomenda que se procure apoio médico, aos primeiros sinais de mudança de humor repentina.

"Enquanto a perda de memória é a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de demência, esse estudo destaca a importância de olhar para outros sintomas que tem impacto no dia-a-dia e nos relacionamentos dos pacientes", explicou. "Um entendimento mais aprofundado de todos os sintomas de demência aumentará a capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso", disse ao The Telegraph.

O estudo foi realizado pela Universidade College London, no Reino Unido.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.