sicnot

Perfil

Mundo

Mudanças de humor podem ser sinal de demência

É o que nos diz um estudo realizado pela Universidade College London, no Reino Unido que envolveu familiares e amigos de pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram agora publicadas na revista científica Journal of Alzheimer's Disease.

© Yannis Behrakis / Reuters

Amigos e familiares de 48 pacientes com demência frontotemporal foram chamados a responder a um inquérito. Pediram para avaliar o gosto dos pacientes, antes de ser diagnosticada a doença, por diferentes tipos de comédia.

De acordo com o jornal britânico "The Telegraph" grande parte dos familiares e amigos confessou ter notado mudanças repentinas de humor, cerca de nove anos antes da demência ser diagnosticada, e também um sentido de humor inapropriado, ou humor negro, caracterizado por rir inadequadamente em eventos trágicos.

Apesar destes resultados, publidados no Journal of Alzheimer’s Disease, os investigadores defendem há ainda muito trabalho pela frente e que é preciso entender de que forma estas mudanças de humor podem encaradas como um sinal de demência.

Simon Ridley, da Alzheimer's Research UK, uma Organização Não Governamental de prevenção e combate ao Alzheimer, recomenda que se procure apoio médico, aos primeiros sinais de mudança de humor repentina.

"Enquanto a perda de memória é a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de demência, esse estudo destaca a importância de olhar para outros sintomas que tem impacto no dia-a-dia e nos relacionamentos dos pacientes", explicou. "Um entendimento mais aprofundado de todos os sintomas de demência aumentará a capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso", disse ao The Telegraph.

O estudo foi realizado pela Universidade College London, no Reino Unido.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".