sicnot

Perfil

Mundo

Turquia rejeita críticas da UE sobre respeito do Estado de direito e imprensa

A Turquia rejeitou as críticas feitas hoje pela União Europeia sobre o respeito do Estado de direito e da liberdade de imprensa no seu relatório anual sobre o estado da candidatura de Ancara a uma adesão à UE.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Murad Sezer / Reuters

As críticas são "injustas e mesmo desproporcionadas", reagiu o Ministério dos Assuntos Europeus turco num comunicado, classificando de "inaceitáveis" os comentários sobre os poderes do presidente islamo-conservador Recep Tayyip Erdogan.

A UE criticou hoje uma "tendência negativa" para o Estado de direito na Turquia e "graves retrocessos" na liberdade de expressão, numa altura em que o bloco europeu negoceia com Ancara a melhoria da cooperação relativamente à crise migratória.

"Após vários anos de progresso da liberdade de expressão, foram observados graves retrocessos nos dois últimos anos", lamenta o executivo comunitário, que saúda, por outro lado, o esforço que representa o acolhimento de dois milhões de refugiados sírios e iraquianos na Turquia.

O ministério turco sublinhou que o governo, que gere o país há 12 anos, fez aprovar nos últimos anos várias reformas para reforçar um poder judicial "independente e objetivo" e a liberdade de expressão em geral.

No comunicado, o ministério afirmou igualmente ter em conta "críticas justas e razoáveis" apresentadas no relatório da Comissão Europeia.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59