sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia critica Turquia por "graves retrocessos" na liberdade de expressão

A União Europeia denunciou hoje uma "tendência negativa" para o Estado de Direito na Turquia e "graves retrocessos" na liberdade de expressão, no relatório anual sobre os progressos do país rumo à adesão à UE.

reuters

O relatório "destaca a tendência geral negativa para o respeito do Estado de Direito e dos direitos fundamentais", indica a Comissão Europeia em comunicado, numa altura em que a União Europeia está a negociar com Ancara formas para melhorar a cooperação na crise migratória.

"Após vários anos de progresso sobre a liberdade de expressão, foram observados graves recuos nos últimos dois anos", lamentou o executivo de Bruxelas, que também se congratula com o esforço representado no acolhimento de dois milhões de refugiados sírios e iraquianos na Turquia.

A Comissão Europeia estima que o "novo Governo formado após as eleições antecipadas de 01 de novembro responderá a estas prioridades urgentes", dados que constam de um relatório que deveria ter sido publicado na primeira quinzena de outubro.

A publicação foi adiada devido às eleições na Turquia, ganhas pelo partido islâmico-conservador do Presidente Recep Tayyip Erdogan, que encontrou uma maioria absoluta no parlamento.

Bruxelas está a tentar persuadir as autoridades turcas a fazerem mais para conter o fluxo de migrantes que sai todos os dias das costas da Turquia, para, através das ilhas gregas no mar Egeu, atingir o continente europeu.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.