sicnot

Perfil

Mundo

União Europeia critica Turquia por "graves retrocessos" na liberdade de expressão

A União Europeia denunciou hoje uma "tendência negativa" para o Estado de Direito na Turquia e "graves retrocessos" na liberdade de expressão, no relatório anual sobre os progressos do país rumo à adesão à UE.

reuters

O relatório "destaca a tendência geral negativa para o respeito do Estado de Direito e dos direitos fundamentais", indica a Comissão Europeia em comunicado, numa altura em que a União Europeia está a negociar com Ancara formas para melhorar a cooperação na crise migratória.

"Após vários anos de progresso sobre a liberdade de expressão, foram observados graves recuos nos últimos dois anos", lamentou o executivo de Bruxelas, que também se congratula com o esforço representado no acolhimento de dois milhões de refugiados sírios e iraquianos na Turquia.

A Comissão Europeia estima que o "novo Governo formado após as eleições antecipadas de 01 de novembro responderá a estas prioridades urgentes", dados que constam de um relatório que deveria ter sido publicado na primeira quinzena de outubro.

A publicação foi adiada devido às eleições na Turquia, ganhas pelo partido islâmico-conservador do Presidente Recep Tayyip Erdogan, que encontrou uma maioria absoluta no parlamento.

Bruxelas está a tentar persuadir as autoridades turcas a fazerem mais para conter o fluxo de migrantes que sai todos os dias das costas da Turquia, para, através das ilhas gregas no mar Egeu, atingir o continente europeu.

  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.