sicnot

Perfil

Mundo

Cancelados em Portugal 5 voos da Lufthansa devido à greve do pessoal de cabine

A greve de trabalhadores da companhia aérea alemã Lufthansa cancelou hoje cinco voos agendados para os aeroportos portugueses de Lisboa e do Porto, de acordo com a informação publicada no 'site' da ANA--Aeroportos de Portugal.

© Ralph Orlowski / Reuters

Ao quinto dia de greve do pessoal de cabine, a Lufthansa cancelou internacionalmente 930 voos previstos para hoje, com partida ou chegada aos aeroportos de Frankfurt, Düsseldorf e Munique, protesto que afetará cerca de 96 mil passageiros.

De acordo com a informação publicada no 'site' da ANA -- Aeroportos de Portugal, pelas 08:30, foram cancelados três voos com partida do aeroporto da Portela, em Lisboa, previstos para as 07:10, 12:00 e 14:00 e dois do Sá Carneiro, no Porto, agendados para as 06:00 e 12:30.

"Lamentavelmente, é assim eu começamos o dia", declarou um porta-voz da transportadora alemã, indicando que hoje decidir-se-á como enfrentar o dia de quinta-feira.

A Lufthansa trata de informar "o mais cedo possível" os passageiros em relação ao que "os espera", mas às primeiras horas do dia era impossível prognosticar como se desenrolaria a situação, explicou o mesmo responsável, citado pela agência noticiosa Efe.

Os tribunais do trabalho de Darmstadt e Düsseldorf chegaram, na terça-feira, a distintas conclusões sobre as ações de protesto.

O primeiro não colocou objeções às paralisações convocadas em Frankfurt e Munique, entendendo que o sindicato UFO, que representa a maioria dos 19 mil tripulantes de cabine da Lufthansa, formulou, de forma suficiente, os seus objetivos.

Já o tribunal de Düsseldorf declarou a greve ilegal, ainda que apenas relativamente às ações do aeroporto dessa cidade e unicamente para esse dia (terça-feira).

A greve tem duração prevista até ao dia 13, pelo que, a ser levada até ao fim, pode ser a mais longa na história da companhia alemã.

A Lufthansa interpôs um novo recurso urgente contra a greve do pessoal de cabine, na tentativa de terminar com a greve que o sindicato tenciona manter até à noite de sexta-feira.

O sindicato encontra-se em divergência com a administração da companhia aérea sobre questões salariais, na proteção contra despedimentos e quanto a reformas e pré-reformas.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.