sicnot

Perfil

Mundo

Cancelados em Portugal 5 voos da Lufthansa devido à greve do pessoal de cabine

A greve de trabalhadores da companhia aérea alemã Lufthansa cancelou hoje cinco voos agendados para os aeroportos portugueses de Lisboa e do Porto, de acordo com a informação publicada no 'site' da ANA--Aeroportos de Portugal.

© Ralph Orlowski / Reuters

Ao quinto dia de greve do pessoal de cabine, a Lufthansa cancelou internacionalmente 930 voos previstos para hoje, com partida ou chegada aos aeroportos de Frankfurt, Düsseldorf e Munique, protesto que afetará cerca de 96 mil passageiros.

De acordo com a informação publicada no 'site' da ANA -- Aeroportos de Portugal, pelas 08:30, foram cancelados três voos com partida do aeroporto da Portela, em Lisboa, previstos para as 07:10, 12:00 e 14:00 e dois do Sá Carneiro, no Porto, agendados para as 06:00 e 12:30.

"Lamentavelmente, é assim eu começamos o dia", declarou um porta-voz da transportadora alemã, indicando que hoje decidir-se-á como enfrentar o dia de quinta-feira.

A Lufthansa trata de informar "o mais cedo possível" os passageiros em relação ao que "os espera", mas às primeiras horas do dia era impossível prognosticar como se desenrolaria a situação, explicou o mesmo responsável, citado pela agência noticiosa Efe.

Os tribunais do trabalho de Darmstadt e Düsseldorf chegaram, na terça-feira, a distintas conclusões sobre as ações de protesto.

O primeiro não colocou objeções às paralisações convocadas em Frankfurt e Munique, entendendo que o sindicato UFO, que representa a maioria dos 19 mil tripulantes de cabine da Lufthansa, formulou, de forma suficiente, os seus objetivos.

Já o tribunal de Düsseldorf declarou a greve ilegal, ainda que apenas relativamente às ações do aeroporto dessa cidade e unicamente para esse dia (terça-feira).

A greve tem duração prevista até ao dia 13, pelo que, a ser levada até ao fim, pode ser a mais longa na história da companhia alemã.

A Lufthansa interpôs um novo recurso urgente contra a greve do pessoal de cabine, na tentativa de terminar com a greve que o sindicato tenciona manter até à noite de sexta-feira.

O sindicato encontra-se em divergência com a administração da companhia aérea sobre questões salariais, na proteção contra despedimentos e quanto a reformas e pré-reformas.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC