sicnot

Perfil

Mundo

Europa e África começam hoje a discutir a migração

A cimeira euro-africana sobre migrações, que se inicia hoje em La Valletta, deve ser o "princípio de um processo" de abordagem prática à crise dos refugiados, segundo fontes comunitárias.

© Ognen Teofilovski / Reuters


A cimeira - que vai reunir 93 delegações, entre membros da União Europeia, países africanos, Nações Unidas e representantes da sociedade civil e organizações não-governamentais - deverá produzir uma declaração política e um plano de ação com "abordagem prática".

Na agenda está o debate sobre as causas da migração ilegal, a migração legal e a mobilidade, a proteção internacional e o asilo, a prevenção e a luta contra tráfico de pessoas e os repatriamentos e acordos de readmissão.

A cimeira tratará ainda de financiamento, estando prevista a oficialização de um fundo de emergência de 1,8 mil milhões de euros.

Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Segundo informações da UE, nas reuniões preparatórias desta cimeira houve algumas divergências de pontos de vista, com os países europeus a destacar a segurança de fronteiras e o aumento dos acordos de readmissão, enquanto pela parte de África foi, sobretudo, sublinhada a necessidade de maior cooperação nos processos de mobilidade.

Com a crise económica e financeira, vários Estados-membros têm demonstrado interesse apenas em mão-de-obra especializada, pelo que não deverá resultar qualquer revisão nesta cimeira, excetuando as oportunidades para investigadores e estudantes.

Logo depois desta cimeira sobre migrações, também na capital de Malta, decorrerá uma reunião informal de Chefes de Estado e do Governo da União Europeia.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.