sicnot

Perfil

Mundo

Europa e África começam hoje a discutir a migração

A cimeira euro-africana sobre migrações, que se inicia hoje em La Valletta, deve ser o "princípio de um processo" de abordagem prática à crise dos refugiados, segundo fontes comunitárias.

© Ognen Teofilovski / Reuters


A cimeira - que vai reunir 93 delegações, entre membros da União Europeia, países africanos, Nações Unidas e representantes da sociedade civil e organizações não-governamentais - deverá produzir uma declaração política e um plano de ação com "abordagem prática".

Na agenda está o debate sobre as causas da migração ilegal, a migração legal e a mobilidade, a proteção internacional e o asilo, a prevenção e a luta contra tráfico de pessoas e os repatriamentos e acordos de readmissão.

A cimeira tratará ainda de financiamento, estando prevista a oficialização de um fundo de emergência de 1,8 mil milhões de euros.

Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Segundo informações da UE, nas reuniões preparatórias desta cimeira houve algumas divergências de pontos de vista, com os países europeus a destacar a segurança de fronteiras e o aumento dos acordos de readmissão, enquanto pela parte de África foi, sobretudo, sublinhada a necessidade de maior cooperação nos processos de mobilidade.

Com a crise económica e financeira, vários Estados-membros têm demonstrado interesse apenas em mão-de-obra especializada, pelo que não deverá resultar qualquer revisão nesta cimeira, excetuando as oportunidades para investigadores e estudantes.

Logo depois desta cimeira sobre migrações, também na capital de Malta, decorrerá uma reunião informal de Chefes de Estado e do Governo da União Europeia.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17