sicnot

Perfil

Mundo

Filippo Grandi substitui Guterres como Alto-comissário da ONU para os Refugiados

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, nomeou esta quarta-feira o diplomata Filippo Grandi para Alto-comissário da ONU para os Refugiados, substituindo no cargo o antigo primeiro-ministro português António Guterres.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

António Guterres liderava o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) desde 2005.

Filippo Grandi, de 58 anos, antigo responsável pela agência da ONU para os refugiados palestinianos, vai entrar em funções a 1 de janeiro de 2016.

António Guterres vai deixar o cargo no final do ano, depois de liderar os esforços da ONU para ajudar 60 milhões de pessoas em todo o mundo obrigadas a deixar as suas casas e países devido a guerras e perseguições.

Lusa

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.