sicnot

Perfil

Mundo

Histórias fictícias no Facebook que se tornam virais

​Jennifer Aniston postou no Facebook, recentemente, uma história que apelava ao coração de quem a lia: pedia ajuda para uma mãe sem-abrigo. Acabou por ter mais de 450 mil " likes". Tinha apenas um problema: não foi escrita pela atriz.

© Mario Anzuoni / Reuters

Na terça-feira, Jennifer Aniston fez um post comovente sobre uma jovem mãe sem-abrigo que ajudou a sair das ruas. A partilha estava acompanhada de uma fotografia da atriz com a mulher em questão. Tornou-se viral quase imediatamente, e teve milhares de comentários e mais de 450 mil "gostos", segundo o The Guardian.

Poucas horas depois do post ter sido escrito, a atriz negava a sua veracidade: "a história na página de fãs não tem nada a ver com a Jennifer, e não sabemos qual é a sua origem", lia-se numa declaração. Mais tarde, foi revelado que tudo começou no Reddit (um site de publicações sociais, onde os utilizadores podem divulgar ligações para conteúdos na Internet) e, depois, foi acresentada uma fotografia que não estava relacionada com o assunto. Foi tudo publicado numa página de fãs de Jennifer Aniston, não tendo qualquer ligação à atriz.

Enquanto que a maior parte das páginas de fãs - que o Facebook define como "página sobre uma organização, celebridade ou tópico que não são oficiais" - são meras agregações de tudo o que a celebridade publica ou faz, não sendo oficial, algumas parecem ter o apoio genuíno das estrelas na rede social. A página de Aniston tem mais de 547 mil "likes", sobretudo de muitos fãs que desconhecem o que está em letras pequenas e se comportam como se tudo fosse gerido pela própria atriz.

Do mesmo modo, a página de fãs de Meryl L. Streep tem mais de 1,9 milhões de "likes" de fãs que, igualmente, desconhecem que a atriz não tem nada a ver com ela e fazem comentários como se fosse algo oficial: "admiro o seu estilo sem igual e mente talentosa em todos os papéis que desempenha na vida".

Os 14 milhões de seguidores da página de Facebook de Jennifer Lawrence também estão longe de saber a sua autenticidade (mesmo se o ator raramente publicar alguma coisa).

Voltando a Jennifer Aniston, a história da sem-abrigo foi atualizada com uma nota que dizia "esta história não está relacionada com nenhuma celebridade e a pessoa que está na imagem é uma fã maravilhosa. Este post não tem nada a ver com ela, mas com uma história que vale a pena partilhar" #SpreadPositivityInTheWorld ("#EspalharPositividadeNoMundo"). No entanto, as letras pequenas foram, novamente, ignoradas.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.