sicnot

Perfil

Mundo

Histórias fictícias no Facebook que se tornam virais

​Jennifer Aniston postou no Facebook, recentemente, uma história que apelava ao coração de quem a lia: pedia ajuda para uma mãe sem-abrigo. Acabou por ter mais de 450 mil " likes". Tinha apenas um problema: não foi escrita pela atriz.

© Mario Anzuoni / Reuters

Na terça-feira, Jennifer Aniston fez um post comovente sobre uma jovem mãe sem-abrigo que ajudou a sair das ruas. A partilha estava acompanhada de uma fotografia da atriz com a mulher em questão. Tornou-se viral quase imediatamente, e teve milhares de comentários e mais de 450 mil "gostos", segundo o The Guardian.

Poucas horas depois do post ter sido escrito, a atriz negava a sua veracidade: "a história na página de fãs não tem nada a ver com a Jennifer, e não sabemos qual é a sua origem", lia-se numa declaração. Mais tarde, foi revelado que tudo começou no Reddit (um site de publicações sociais, onde os utilizadores podem divulgar ligações para conteúdos na Internet) e, depois, foi acresentada uma fotografia que não estava relacionada com o assunto. Foi tudo publicado numa página de fãs de Jennifer Aniston, não tendo qualquer ligação à atriz.

Enquanto que a maior parte das páginas de fãs - que o Facebook define como "página sobre uma organização, celebridade ou tópico que não são oficiais" - são meras agregações de tudo o que a celebridade publica ou faz, não sendo oficial, algumas parecem ter o apoio genuíno das estrelas na rede social. A página de Aniston tem mais de 547 mil "likes", sobretudo de muitos fãs que desconhecem o que está em letras pequenas e se comportam como se tudo fosse gerido pela própria atriz.

Do mesmo modo, a página de fãs de Meryl L. Streep tem mais de 1,9 milhões de "likes" de fãs que, igualmente, desconhecem que a atriz não tem nada a ver com ela e fazem comentários como se fosse algo oficial: "admiro o seu estilo sem igual e mente talentosa em todos os papéis que desempenha na vida".

Os 14 milhões de seguidores da página de Facebook de Jennifer Lawrence também estão longe de saber a sua autenticidade (mesmo se o ator raramente publicar alguma coisa).

Voltando a Jennifer Aniston, a história da sem-abrigo foi atualizada com uma nota que dizia "esta história não está relacionada com nenhuma celebridade e a pessoa que está na imagem é uma fã maravilhosa. Este post não tem nada a ver com ela, mas com uma história que vale a pena partilhar" #SpreadPositivityInTheWorld ("#EspalharPositividadeNoMundo"). No entanto, as letras pequenas foram, novamente, ignoradas.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.