sicnot

Perfil

Mundo

Japão vai permitir que mulheres que integram exército pilotem "caças"

O Governo japonês vai passar a permitir que as mulheres que integram o exército pilotem "caças", um modelo de avião que o sexo feminino estava impedido de conduzir, informou hoje a televisão pública NHK.

reuters

O ministro da Defesa japonês, Gen Nakatani, afirmou que se trata de "abrir caminho" às mulheres das forças armadas, permitindo-lhes pilotar este tipo de aviões de combate e assim procurar promover a igualdade de género no contexto laboral.

Atualmente, as mulheres que integram as forças armadas do país pilotam aviões de transporte e de patrulha, mas não as aeronaves de combate F15 ou F4.

Com a decisão governamental -- que vai ser aprovada no final desta semana -- a primeira mulher a pilotar um "caça" estará treinada em três anos, sublinhou Gen Nakatani, em declarações reproduzidas pela NHK.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00