sicnot

Perfil

Mundo

Kremlin admite que documento secreto sobre torpedo nuclear foi exibido na TV

O Kremlin admitiu hoje que a televisão russa exibiu acidentalmente planos secretos sobre o torpedo nuclear que está a ser desenvolvido pela Rússia, noticiou a agência France Presse.

Bandeira Presidencial russa a meio do mastro no telhado do Kremlin, em Moscovo, Rússia.

Bandeira Presidencial russa a meio do mastro no telhado do Kremlin, em Moscovo, Rússia.

© Maxim Shemetov / Reuters

Dois canais televisivos pró-governamentais, a NTV e o Canal 1, mostraram um oficial a olhar para um documento confidencial contendo o desenho e os detalhes da arma nuclear, designada por Status-6, concebida pela Rubin, construtora de submarinos sediada em São Petersburgo.

Os torpedos nucleares, uma vez disparados, criam "extensas zonas de contaminação radioativa que tornam insustentável qualquer atividade militar ou económica durante um longo período de tempo", diz o documento exibido, durante alguns segundos, na televisão.

As imagens foram obtidas durante a visita do Presidente russo, Vladimir Putin, acompanhado por altas patentes militares, à cidade de Sochi, junto ao Mar Negro.

As imagens foram para o ar na terça-feira e mais tarde apagadas pelos canais de televisão, mas vários 'websites' continuam a reproduzir a reportagem.

Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, declarou aos jornalistas que "no futuro serão adotadas medidas preventivas para evitar que se repita o sucedido".

O documento secreto foi exibido durante um encontro em que Putin falou sobre a prontidão das forças estratégicas nucleares russas para responderem a eventuais ameaças à segurança do país.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.