sicnot

Perfil

Mundo

Subida eventual da taxa de juro da Fed sem impacto na Europa

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Vitor Constâncio previu hoje que uma eventual subida da taxa de juro por parte da Reserva Federal (Fed) dos EUA em dezembro não terá qualquer significativo impacto direto na Europa.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Reuters

"Pensamos que não vai haver qualquer impacto direto significativo. A Europa vai ser afetada, com certeza, em termos económicos, em termos comerciais, pelos possíveis efeitos (da subida da taxa de juro) nos mercados emergentes", disse Constâncio, em Madrid, onde participou numa reunião de banqueiros centrais da Zona Euro e da América Latina.

A Fed tem dado a entender que pode subir a taxa de juro em dezembro, naquela que será a primeira vez em nove anos, uma decisão que tem adiado perante uma economia tépida dos EUA e internacional, mas que agora é esperada generalizadamente.

A perspetiva da subida da taxa de juro dos fundos federais, a partir do nível próximo de zero em que se encontra desde o final de 2008, tem perturbado os investidores, uma vez que significa o aumento dos custos do crédito para muitos governos e empresas em todo o mundo.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite