sicnot

Perfil

Mundo

Subida eventual da taxa de juro da Fed sem impacto na Europa

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Vitor Constâncio previu hoje que uma eventual subida da taxa de juro por parte da Reserva Federal (Fed) dos EUA em dezembro não terá qualquer significativo impacto direto na Europa.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Reuters

"Pensamos que não vai haver qualquer impacto direto significativo. A Europa vai ser afetada, com certeza, em termos económicos, em termos comerciais, pelos possíveis efeitos (da subida da taxa de juro) nos mercados emergentes", disse Constâncio, em Madrid, onde participou numa reunião de banqueiros centrais da Zona Euro e da América Latina.

A Fed tem dado a entender que pode subir a taxa de juro em dezembro, naquela que será a primeira vez em nove anos, uma decisão que tem adiado perante uma economia tépida dos EUA e internacional, mas que agora é esperada generalizadamente.

A perspetiva da subida da taxa de juro dos fundos federais, a partir do nível próximo de zero em que se encontra desde o final de 2008, tem perturbado os investidores, uma vez que significa o aumento dos custos do crédito para muitos governos e empresas em todo o mundo.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.