Brasil multa Volkswagen em mais de 12 milhões de euros
12.11.2015 20h02
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) multou em 50 milhões de reais (cerca de 12,3 milhões de euros) a subsidiária da Volkswagen no país por ter manipulado as emissões poluentes dos seus automóveis, anunciaram hoje fontes oficiais.

© Mike Blake / Reuters
O valor da multa corresponde ao montante máximo aplicado a estes casos pela Lei de Crimes Ambientais, informou o Ibama em comunicado.
A entidade também exigiu à empresa um plano de correção dos veículos com software manipulado que foram comercializados no mercado brasileiro, para que cumpram os parâmetros de emissões de gases poluentes previstos pela legislação do Brasil.
As modificações exigidas serão exclusivamente para corrigir os dispositivos e não afetarão o desempenho do motor, adiantou.
No final do mês passado, a Volkswagen admitiu que manipulou o 'software' que mede as emissões poluentes dos motores a gasóleo dos automóveis Amarok, produzidos na Argentina e comercializados no Brasil.
O fabricante automóvel alemã disse que em 2016 irá chamar para revisão os proprietários de 17.057 veículos afetados por esta ação, com o objetivo de levar a cabo uma atualização do programa.
O Ibama começou a investigar a Volkswagem em setembro passado, depois da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla inglesa) ter denunciado a existência de software fraudulento nos automóveis do grupo nos Estados Unidos.
Este software falseava os resultados das emissões poluentes dos veículos, que estavam muito acima daquilo que era permitido pela lei norte-americana.
A 25 de setembro, a Volkswagen Brasil foi notificada pelo Ibama e obrigada a prestar declarações sobre se a sua produção e comercialização no país incluía veículos com alguma alteração do mesmo género.
Numa carta enviada a 22 de outubro, a subsidiária do grupo alemão reconheceu que todo o lote de veículos de 2011 e parte de lote de 2012 do modelo a gasóleo Amarok argentino, comercializado no Brasil, apresentavam a mesma manipulação.
Lusa
Relacionados
-
Volkswagen garante esclarecimento sobre emissões de gases mas pede tempo
O vice-presidente responsável pela área de vendas da marca Volkswagen, Jürgen Stackmann, assegurou hoje que a sua empresa esclarecerá totalmente o escândalo da manipulação de emissões de gases poluentes, mas pediu tempo para a investigação interna.
-
Bruxelas dá 10 dias à Volkswagen para clarificar modelos afetados nas emissões CO2
O comissário europeu para as Alterações Climáticas e Energia exigiu à Volkswagen que clarifique no prazo de 10 dias que modelos automóveis são afetados pelas novas irregularidades nas emissões de CO2, confirmou hoje a Comissão Europeia.
-
Volkswagen discute com funcionários futuro da empresa
A Volkswagen informou hoje, depois de uma reunião do conselho de supervisão, que nos próximos 10 dias vai reunir-se com os representantes dos trabalhadores para discutir um "caminho conjunto para o futuro da empresa".
-
Volkswagen vai compensar com vales de 930 euros clientes afetados nos EUA
O grupo automóvel alemão Volkswagen vai compensar com vales de até mil dólares (930 euros) os clientes afetados nos Estados Unidos pela manipulação dos valores das emissões de gases poluentes dos seus veículos a diesel.
-
Fitch corta nota da Volkswagen devido a fraude de emissões poluentes
A agência de notação financeira Fitch baixou hoje a nota da dívida do construtor automóvel Volkswagen, envolvido na violação de normas antipoluição.
- 0:43
Volkswagen garante assumir todos os custos do escândalo de manipulação de emissões
A Volkswagen garantiu ao Governo português que vai assumir todos os custos do escândalo de manipulação de emissões no país. O executivo ainda está a analisar se tem impostos a receber e decidiu manter em funções o grupo de trabalho criado para o efeito até tudo estar esclarecido.
Na Homepage
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
21.04.2018 às 22h29
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
-
- 2:00
- 1:25
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.