sicnot

Perfil

Mundo

Começa segunda-feira o julgamento dos 17 ativistas angolanos

Começa na segunda-feira o julgamento dos 17 ativistas angolanos detidos em Junho, em Luanda, mas os advogados de defesa ainda não tiveram acesso ao processo

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Os advogados destes jovens, dos quais 15 continuam em prisão preventiva, queixam-se de falta de condições para uma defesa justa.

O despacho de pronúncia do caso foi feito há um mês e ao que tudo indica terá mais de mil e 500 páginas, escutas e vídeos.

Entre os arguidos está o rapper luso-angolano, Luaty Beirão, que realizou uma greve de fome de 36 dias para poder aguardar o julgamento em liberdade.

Os jovens estão acusados de vários crimes, entre eles o de estarem a preparar uma rebelião e um atentado contra o Presidente de Angola.

  • Amnistia Internacional em Portugal apela à libertação dos ativistas angolanos
    1:18

    Mundo

    Rui Machete recebeu hoje a diretora geral da Amnistia Internacional em Portugal. À saída da reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Teresa Pina apelou à libertação imediata dos ativistas detidos em Angola e ao arquivamento das acusações. A responsável pelo organismo em Portugal sublinha que está a assistir-se a uma degradação dos direitos humanos e a uma afronta à liberdade de expressão em Angola.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • 245 saltam de ponte de 30m no Brasil para Recorde do Guiness
    1:56
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.