sicnot

Perfil

Mundo

Começa segunda-feira o julgamento dos 17 ativistas angolanos

Começa na segunda-feira o julgamento dos 17 ativistas angolanos detidos em Junho, em Luanda, mas os advogados de defesa ainda não tiveram acesso ao processo

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Os advogados destes jovens, dos quais 15 continuam em prisão preventiva, queixam-se de falta de condições para uma defesa justa.

O despacho de pronúncia do caso foi feito há um mês e ao que tudo indica terá mais de mil e 500 páginas, escutas e vídeos.

Entre os arguidos está o rapper luso-angolano, Luaty Beirão, que realizou uma greve de fome de 36 dias para poder aguardar o julgamento em liberdade.

Os jovens estão acusados de vários crimes, entre eles o de estarem a preparar uma rebelião e um atentado contra o Presidente de Angola.

  • Amnistia Internacional em Portugal apela à libertação dos ativistas angolanos
    1:18

    Mundo

    Rui Machete recebeu hoje a diretora geral da Amnistia Internacional em Portugal. À saída da reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Teresa Pina apelou à libertação imediata dos ativistas detidos em Angola e ao arquivamento das acusações. A responsável pelo organismo em Portugal sublinha que está a assistir-se a uma degradação dos direitos humanos e a uma afronta à liberdade de expressão em Angola.

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08