sicnot

Perfil

Mundo

Rohani faz 1ª visita de um Presidente do Irão à Europa em 16 anos

Hassan Rohani inicia no sábado uma visita à Europa, que inclui a Itália e a França, a primeira de um presidente iraniano em 16 anos que mostra a melhoria das relações desde o acordo sobre o nuclear em julho.

© Reuters Photographer / Reuter

A última deslocação de um chefe de Estado iraniano aconteceu em 1999, quando o reformador Mohammad Khatami esteve em Roma em março e em Paris em outubro, tornando-se o primeiro presidente a visitar a Europa desde a revolução islâmica de 1979.

A visita de quatro dias de Hassan Rohani, um religioso moderado eleito em 2013, será dominada pelos dossiers geopolíticos, nomeadamente o conflito sírio, e comerciais, mas também religiosos, estando previsto um encontro com o papa Francisco no Vaticano.

Antes das sanções impostas ao Irão em 2006 devido ao seu programa nuclear, a França e a Itália eram dois dos principais parceiros económicos do país, rico em petróleo e em gás e com um mercado de 78 milhões de habitantes.

Após dois anos de negociações tensas, os 5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China -- e a Alemanha) assinaram a 14 de julho um acordo com o Irão, que deverá permitir um levantamento das sanções que travam o desenvolvimento do país em troca do seu compromisso de limitar o programa nuclear civil e renunciar à arma atómica.

Desde então, Teerão recebeu vários responsáveis europeus que desejam normalizar as relações, entre os quais os ministros dos Negócios Estrangeiros francês e italiano, Laurent Fabius e Paolo Gentiloni, respetivamente.

Rohani afirmou na quarta-feira, numa entrevista à cadeia televisiva France 2, que deverão ser assinados em Paris protocolos de acordo em diferentes domínios, admitindo como provável a compra de aviões Airbus para renovar a frota iraniana.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.