sicnot

Perfil

Mundo

Rohani faz 1ª visita de um Presidente do Irão à Europa em 16 anos

Hassan Rohani inicia no sábado uma visita à Europa, que inclui a Itália e a França, a primeira de um presidente iraniano em 16 anos que mostra a melhoria das relações desde o acordo sobre o nuclear em julho.

© Reuters Photographer / Reuter

A última deslocação de um chefe de Estado iraniano aconteceu em 1999, quando o reformador Mohammad Khatami esteve em Roma em março e em Paris em outubro, tornando-se o primeiro presidente a visitar a Europa desde a revolução islâmica de 1979.

A visita de quatro dias de Hassan Rohani, um religioso moderado eleito em 2013, será dominada pelos dossiers geopolíticos, nomeadamente o conflito sírio, e comerciais, mas também religiosos, estando previsto um encontro com o papa Francisco no Vaticano.

Antes das sanções impostas ao Irão em 2006 devido ao seu programa nuclear, a França e a Itália eram dois dos principais parceiros económicos do país, rico em petróleo e em gás e com um mercado de 78 milhões de habitantes.

Após dois anos de negociações tensas, os 5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China -- e a Alemanha) assinaram a 14 de julho um acordo com o Irão, que deverá permitir um levantamento das sanções que travam o desenvolvimento do país em troca do seu compromisso de limitar o programa nuclear civil e renunciar à arma atómica.

Desde então, Teerão recebeu vários responsáveis europeus que desejam normalizar as relações, entre os quais os ministros dos Negócios Estrangeiros francês e italiano, Laurent Fabius e Paolo Gentiloni, respetivamente.

Rohani afirmou na quarta-feira, numa entrevista à cadeia televisiva France 2, que deverão ser assinados em Paris protocolos de acordo em diferentes domínios, admitindo como provável a compra de aviões Airbus para renovar a frota iraniana.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25