Curdos anunciam libertação cidade controlada pelo Estado Islâmico
13.11.2015 17h25
O líder curdo iraquiano Massud Barzani anunciou hoje "a libertação" da cidade de Sinjar (norte), controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, depois de dois dias de ofensiva das forças curdas apoiadas por aviões norte-americanos.

© Reuters Photographer / Reuter
Na ofensiva participaram ainda combatentes da minoria 'yazidi', alvo de uma campanha brutal de massacres e violações pelos 'jihadistas' em agosto de 2014.
A tomada de Sinjar junta-se a uma série de revezes sofridos pelos 'jihadistas' tanto no Iraque como na Síria, onde uma coligação de grupos rebeldes sírios anunciou hoje a recuperação de Al-Hol, uma importante aldeia na rota de abastecimento do Estado Islâmico.
"Estou aqui para anunciar a libertação de Sinjar", disse o presidente do Curdistão autónomo numa conferência de imprensa perto da cidade recuperada.
A cidade ficou bastante destruída, segundo jornalistas de agências internacionais no local, depois de perto de 40 ataques aéreos na quarta e na quinta-feira e de intensos combates no terreno entre os combatentes curdos ('peshmergas') e os 'jihadistas'.
Num anúncio pouco habitual, o Pentágono informou a imprensa da presença de tropas terrestres dos Estados Unidos junto dos combatentes curdos para ajudar na identificação de alvos do Estado Islâmico, tanto na linha da frente como no Monte Sinjar.
Segundo militares norte-americanos, a recuperação da cidade permite o controlo da autoestrada 47, que liga as áreas controladas pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria, dificultando o abastecimento das forças 'jihadistas' e constituindo, dessa forma, "um primeiro passo decisivo para recuperar Mossul", o principal bastião do EI no Iraque.
O Estado Islâmico tomou Sinjar em agosto do ano passado, obrigando milhares de 'yazidis' a fugir para as montanhas em volta da cidade, onde acabaram por permanecer semanas cercados pelo Estado Islâmico.
Lusa
Relacionados
- 1:40
Curdos iraquianos lançam ofensiva contra jihadistas
Com o apoio aéreo dos Estados Unidos, as forças curdas no Iraque lançaram uma ofensiva sobre o monte Sinjar, ocupado pelo "Estado Islâmico". O objetivo é resgatar as populações da minoria Yazidi e cortar a estrada que liga as capitais jihadistas do Iraque e da Síria.
- 2:37
Chefe da diplomacia turca diz que não há diferenças entre os jihadistas e os curdos do PKK
De passagem por Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia voltou hoje a afirmar que não existem diferenças entre os jihadistas do Estado Islâmico e os curdos do PKK que os combatem, e defende que devem ser ambos eliminados.
- 2:37
Turquia avança contra jihadistas e rebeldes curdos
A Turquia está a atacar vários alvos do auto designado Estado Islâmico e de rebeldes curdos, em 13 províncias do país. O Governo da Turquia decidiu avançar com a ofensiva, depois de ontem jihadistas terem disparado contra alvos turcos, a partir da Síria. Esta é a primeira intervenção aérea de Ancara contra os jihadistas.Neste confronto, Um polícia turco foi morto num posto fronteiriço, pelas tropas jihadistas.
Na Homepage
-
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
- 1:44
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:22
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.