sicnot

Perfil

Mundo

Detidos e interrogados seis familiares de presumível autor de ataque

Seis pessoas da família do terrorista francês identificado como autor de um dos ataques da noite de sexta-feira em Paris foram detidas e estão a ser interrogadas.

© Charles Platiau / Reuters

Estas seis pessoas, entre as quais o pai , o irmão e a cunhada de Ismael Omar Mostefai, encontram-se nas instalações da Subdireção Antiterrorista (SDAT), nos arredores de Paris, segundo a "BFM TV", citada pela agência Efe.

Entretanto, foi encontrado um carro preto modelo Seat usado por homens armados que dispararam contra pessoas em restaurantes durante os ataques de sexta-feira.

De acordo com a polícia, citada pela agência France Presse, o veículo foi encontrado hoje no subúrbio de Montreuil.

O grupo autodenominado Estado Islâmico reivindicou, no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e 352 feridos, 99 em estado grave.

Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo fontes policiais francesas.

Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".

As pistas seguidas pelas autoridades colocam a Bélgica no centro das investigações.

Os terroristas responsáveis pelos atentados podem ter saído dum bairro de Bruxelas que já foi alvo de buscas. Cinco pessoas foram detidas. O nível de alerta na Bélgica aumentou para o máximo.

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC