sicnot

Perfil

Mundo

TGV que descarrilou em Estrasburgo quando fazia testes levava crianças a bordo

Algumas crianças seguiam a bordo do comboio de alta velocidade (TGV) francês que sábado descarrilou perto de Estrasburgo quando circulava em testes, e que por isso só deveria transportar técnicos, admitiu a empresa ferroviária, citada pela AFP.

TGV em testes descarrila em Alsácia, França

TGV em testes descarrila em Alsácia, França

© Vincent Kessler / Reuters


"Havia algumas crianças a bordo", admitiu um porta-voz da transportadora, sem especificar se existem crianças entre as vítimas do acidente, acrescentando que a investigação a decorrer irá determinar o número de pessoas que seguiam no comboio em testes.

Dez mortos foi o último balanço do acidente com um comboio TGV, que efetuava ensaios na nova linha de alta velocidade no norte de Estrasburgo, França, um dia depois de vários atentados terroristas na capital terem feito pelo menos 129 mortos.

No sábado, a empresa dos Caminhos de Ferro de França informou que o comboio circulava com 49 técnicos a bordo, sem outros passageiros, e terá "descarrilado devido ao excesso de velocidade"

A polícia disse, no entanto, que a causa do desastre ainda não foi determinada.

Esta nova geração de TGV deveria entrar em funcionamento na primavera do próximo ano.

Trata-se do acidente mais grave com o serviço de transporte de TGV em França, desde que entraram em circulação, em 1981.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.