sicnot

Perfil

Mundo

Cinco detidos de Guantanamo transferidos para os Emirados Árabes Unidos

Os Estados Unidos da América anunciaram no domingo a transferência de cinco detidos em Guantanamo para os Emirados Árabes Unidos, no quadro do projeto de encerramento do centro de detenção.

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

© Staff Photographer / Reuters

Segundo o Pentágono, 107 pessoas estão ainda detidas na prisão militar situada em Cuba.

Os cinco detidos transferidos são Ali Ahmad Mohammed al-Razihi, Khalid Abd-al-Jabbar Mohammed Uthman al-Qadasi, Adil Said al-Hajj Ubayd al-Busays, Sulayman Awad Bin Uqayl al-Nahdi e Fahmi Salem Said al-Asani.

A prisão de Guantanamo abriu portas em janeiro de 2002 para acolher os suspeitos de terrorismo. Em 2003, chegou a ter mais de 700 detidos.

A prisão e as imagens dos prisioneiros acorrentados com os uniformes cor de laranja tiveram um impacto desastroso sobre a imagem dos Estados Unidos no mundo e o Presidente Barack Obama fez do encerramento de Guantanamo uma promessa eleitoral.

Obama poderá concretizar a promessa antes do fim do seu mandato, em janeiro de 2017. O plano incluia a transferência de cerca de 50 detidos para os Estados Unidos. Os outros, considerados menos perigosos, seriam transferidos para o estrangeiro.

Vários prisioneiros foram nos últimos meses repatriados para o seu país de origem ou transferidos para um país terceiro.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.