sicnot

Perfil

Mundo

Governo e parlamento suecos anunciam receção de ameaças por correio eletrónico

O governo e o parlamento suecos anunciaram ter recebido hoje ameaças, sem revelar o teor das mensagens, estando os serviços secretos a avaliar a credibilidade das missivas e a tentar identificar os autores.

(arquivo)

(arquivo)

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"O governo recebeu mensagens através de correio eletrónico que continham ameaças. A polícia de segurança (SAPO) foi imediatamente informada", disse à agência noticiosa francesa AFP o porta-voz do governo de Estocolmo, Bodil Sundén.

Entretanto, um porta-voz parlamentar indicou igualmente que uma mensagem enviada através de correio eletrónico foi enviada para o parlamento de Estocolmo.

A mesma fonte sublinhou que, apesar da ameaça, o edifício do parlamento não foi evacuado pelas autoridades.

De acordo com a televisão pública SVT a mensagem ameaça os funcionários que se encontrarem no parlamento na terça-feira fazendo menção ao "Massacre de Estocolmo" cometido pelos dinamarqueses no século XVI.

Um responsável pela comunicação da polícia de segurança, Frederik Milder, disse à AFP que as mensagens referem explicitamente a data de terça-feira (17 de novembro) mas recusou-se a prestar mais informações.

"Estamos a examinar os elementos que se encontram à nossa disposição para tomar eventuais medidas de proteção", explicou sem mais comentários.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC