sicnot

Perfil

Mundo

Governo e parlamento suecos anunciam receção de ameaças por correio eletrónico

O governo e o parlamento suecos anunciaram ter recebido hoje ameaças, sem revelar o teor das mensagens, estando os serviços secretos a avaliar a credibilidade das missivas e a tentar identificar os autores.

(arquivo)

(arquivo)

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"O governo recebeu mensagens através de correio eletrónico que continham ameaças. A polícia de segurança (SAPO) foi imediatamente informada", disse à agência noticiosa francesa AFP o porta-voz do governo de Estocolmo, Bodil Sundén.

Entretanto, um porta-voz parlamentar indicou igualmente que uma mensagem enviada através de correio eletrónico foi enviada para o parlamento de Estocolmo.

A mesma fonte sublinhou que, apesar da ameaça, o edifício do parlamento não foi evacuado pelas autoridades.

De acordo com a televisão pública SVT a mensagem ameaça os funcionários que se encontrarem no parlamento na terça-feira fazendo menção ao "Massacre de Estocolmo" cometido pelos dinamarqueses no século XVI.

Um responsável pela comunicação da polícia de segurança, Frederik Milder, disse à AFP que as mensagens referem explicitamente a data de terça-feira (17 de novembro) mas recusou-se a prestar mais informações.

"Estamos a examinar os elementos que se encontram à nossa disposição para tomar eventuais medidas de proteção", explicou sem mais comentários.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".