sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 30 mortos em explosão na cidade nigeriana de Yola

Mais de 30 pessoas morreram esta terça-feira na explosão de uma bomba na cidade de Yola, no nordeste da Nigéria, referiu a Agência Nacional de Emergência.

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade. (Arquivo)

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade. (Arquivo)

© Afolabi Sotunde / Reuters

"Contámos 32 mortos até agora e cerca de 80 feridos", disse o coordenador da agência em Yola, Sa'ad Bello.

A Cruz Vermelha indicou a existência de pelo menos 31 mortos e 72 feridos.

A explosão ocorreu às 20:20 locais (19:20 em Lisboa) no distrito de Jambutu, poucos dias depois de o Presidente nigeriano ter assegurado que o grupo extremista Boko Haram estava prestes a ser derrotado.

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade.

O grupo extremista pretende instaurar um califado no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

A violência da insurreição do Boko Haram e da sua repressão pelas forças armadas nigerianas já causaram mais de 17 mil mortes desde 2009 e perto de 2,6 milhões de deslocados e refugiados nos Camarões, Chade e Níger.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano