sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 30 mortos em explosão na cidade nigeriana de Yola

Mais de 30 pessoas morreram esta terça-feira na explosão de uma bomba na cidade de Yola, no nordeste da Nigéria, referiu a Agência Nacional de Emergência.

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade. (Arquivo)

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade. (Arquivo)

© Afolabi Sotunde / Reuters

"Contámos 32 mortos até agora e cerca de 80 feridos", disse o coordenador da agência em Yola, Sa'ad Bello.

A Cruz Vermelha indicou a existência de pelo menos 31 mortos e 72 feridos.

A explosão ocorreu às 20:20 locais (19:20 em Lisboa) no distrito de Jambutu, poucos dias depois de o Presidente nigeriano ter assegurado que o grupo extremista Boko Haram estava prestes a ser derrotado.

Nos últimos meses, o Boko Haram atacou em diversas ocasiões aquela cidade.

O grupo extremista pretende instaurar um califado no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

A violência da insurreição do Boko Haram e da sua repressão pelas forças armadas nigerianas já causaram mais de 17 mil mortes desde 2009 e perto de 2,6 milhões de deslocados e refugiados nos Camarões, Chade e Níger.

Lusa

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.