Novo planeta anão é o objeto celeste mais distante do nosso sistema solar

Um planeta anão a 15 mil milhões de quilómetros de distância do Sol é objeto celeste mais longínquo alguma vez detetado.

space.com

Chama-se V774104, mede entre 500 e 1000 quilómetros - cerca de metade do tamanho de Plutão - e três vezes mais afastado do Sol que este planeta anão. "E é tudo o que sabemos sobre ele", confessou o astrónomo Scott Sheppard ao site Space.com. "Ainda não sabemos a sua órbita porque só o descobrimos há duas semanas".

Sheppard, astrónomo no Carnegie Institution for Science em Washington, anunciou a descoberta há uma semana durante o econtro da American Astronomical Society's Division for Planetary Sciences, explicando que o planeta anão foi detetado com o telescópio japonês Subaru que está ho Havai.

O V774104 está 103 vezes mais longe do Sol que a Terra e os cientistas acreditam que deverá fazer parte de um raro grupo de objetos celestes (sednoids, em inglês) que existem fora da Cintura de Kuiper - tal como os dois que que se conhecem, Sedna e 2012 VP113.

A provar-se que é um destes objetos, dará a oportunidade aos astrónomos de provarem a teoria de que existe um planeta X para além do nosso sistema solar que provoca a órbita elíptica destes sednoids.

• Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola

O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

Exclusivo SIC

• "O ministro não escondeu nem tapou"

Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

Pedro Santana Lopes

• Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

• A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

SIC

• O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

• O recado de Donald Trump à Coreia do Norte

O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

• O vestido de noiva de Megan Markle