Novo planeta anão é o objeto celeste mais distante do nosso sistema solar

Um planeta anão a 15 mil milhões de quilómetros de distância do Sol é objeto celeste mais longínquo alguma vez detetado.

space.com

Chama-se V774104, mede entre 500 e 1000 quilómetros - cerca de metade do tamanho de Plutão - e três vezes mais afastado do Sol que este planeta anão. "E é tudo o que sabemos sobre ele", confessou o astrónomo Scott Sheppard ao site Space.com. "Ainda não sabemos a sua órbita porque só o descobrimos há duas semanas".

Sheppard, astrónomo no Carnegie Institution for Science em Washington, anunciou a descoberta há uma semana durante o econtro da American Astronomical Society's Division for Planetary Sciences, explicando que o planeta anão foi detetado com o telescópio japonês Subaru que está ho Havai.

O V774104 está 103 vezes mais longe do Sol que a Terra e os cientistas acreditam que deverá fazer parte de um raro grupo de objetos celestes (sednoids, em inglês) que existem fora da Cintura de Kuiper - tal como os dois que que se conhecem, Sedna e 2012 VP113.

A provar-se que é um destes objetos, dará a oportunidade aos astrónomos de provarem a teoria de que existe um planeta X para além do nosso sistema solar que provoca a órbita elíptica destes sednoids.

• "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
  • As primeiras decisões do Presidente Trump

As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

• Celebridades protestam contra Trump

Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

• Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada

Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.