sicnot

Perfil

Mundo

Irão começou a desmantelar algumas instalações nucleares

O Irão começou a desmantelar algumas das suas instalações nucleares em conformidade com o acordo de Viena assinado com as grandes potências em julho, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"O Irão começou a retirar centrifugadoras e infraestruturas associadas" dos complexos de Fordo e de Natanz, indicou a agência no seu relatório mensal divulgado em Viena.

As medidas representam o cumprimento dos compromissos assumidos por Teerão através do acordo de 14 de julho, visando garantir a natureza civil do seu programa nuclear para obter o levantamento das sanções internacionais de que é alvo e que prejudicam a sua economia.

Nos termos do acordo, o Irão compromete-se a limitar as suas capacidades nucleares e a ser alvo de um controlo internacional reforçado.

O acordo entrará em vigor nas próximas semanas ou meses, após a confirmação do cumprimento de todos os compromissos prévios.

A redução em dois terços do número de centrifugadoras iranianas é um dos pontos cruciais do acordo, tratando-se de equipamentos que podem ser utilizados para fabricar matéria físsil para uma bomba nuclear.

Classificado de histórico, o acordo de 14 de julho foi assinado pela Irão e pelo grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - e a Alemanha) após mais de 13 anos de diferendos internacionais sobre o programa nuclear de Teerão.

Lusa

  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC