sicnot

Perfil

Mundo

Irão começou a desmantelar algumas instalações nucleares

O Irão começou a desmantelar algumas das suas instalações nucleares em conformidade com o acordo de Viena assinado com as grandes potências em julho, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"O Irão começou a retirar centrifugadoras e infraestruturas associadas" dos complexos de Fordo e de Natanz, indicou a agência no seu relatório mensal divulgado em Viena.

As medidas representam o cumprimento dos compromissos assumidos por Teerão através do acordo de 14 de julho, visando garantir a natureza civil do seu programa nuclear para obter o levantamento das sanções internacionais de que é alvo e que prejudicam a sua economia.

Nos termos do acordo, o Irão compromete-se a limitar as suas capacidades nucleares e a ser alvo de um controlo internacional reforçado.

O acordo entrará em vigor nas próximas semanas ou meses, após a confirmação do cumprimento de todos os compromissos prévios.

A redução em dois terços do número de centrifugadoras iranianas é um dos pontos cruciais do acordo, tratando-se de equipamentos que podem ser utilizados para fabricar matéria físsil para uma bomba nuclear.

Classificado de histórico, o acordo de 14 de julho foi assinado pela Irão e pelo grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China - e a Alemanha) após mais de 13 anos de diferendos internacionais sobre o programa nuclear de Teerão.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.