sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes filipinos do Abu Sayyaf decapitam refém malaio sequestrado em maio

O grupo rebelde islamita Abu Sayyaf decapitou, na província de Sulu, no sul das Filipinas, um refém malaio sequestrado em maio na cidade de Sandakan, no nordeste da Malásia, informaram fontes oficiais filipinas.

© Stringer Philippines / Reuter

Segundo o chefe da Força Conjunta destacada em Sulu, Alan Arrojado, a vítima, Bernard Ghen Ted Fen, foi decapitada na terça-feira, na localidade filipina de Indanan, depois de a sua família ter recusado pagar o resgate de 840 mil dólares exigido pelos sequestradores.

A fonte, citada hoje pelo diário local The Star, afirmou que informações da unidade de inteligência filipina apontam que Fen foi decapitado pouco depois do início de um bombardeamento das Forças Armadas das Filipinas na zona onde se encontravam os rebeldes.

"Parece que a decapitação aconteceu praticamente ao mesmo tempo que iniciou o bombardeamento", disse Arrojado.

Apesar de as autoridades filipinas ainda não terem encontrado o corpo da vítima, acreditam que esteja enterrado perto do local onde aconteceu a decapitação.

As forças de segurança receberam ordens para localizar o corpo e iniciar uma perseguição aos rebeldes do Abu Sayyaf, disse Arrojado.

Fen foi sequestrado em maio, em Sandakan, na província malaia de Sabah, juntamente com Thien Nyuk Fun, que foi libertado no início do mês.

Os islamitas do Abu Sayyaf, um dos vários grupos rebeldes que operam no sul das Filipinas, sequestram com frequência estrangeiros.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC