sicnot

Perfil

Mundo

Republicanos anulam no Senado legislação anti-emissões gases efeito estufa

O Senado dos EUA aprovou na terça-feira duas resoluções que anulam as regulamentações emblemáticas do governo de Barack Obama para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa das centrais elétricas, mas o Presidente vai vetá-las.

reuters

Dominado pelos republicanos, o Senado aprovou as resoluções por 52 votos contras 46, com a quase totalidade dos democratas e oporem-se.

O voto visava sobretudo oficializar a hostilidade dos republicanos às iniciativas de Obama para lutar contra as alterações climáticas, com os conservadores a contestarem o curso económico, designadamente nas regiões dependentes da exploração do carvão.

O "Clean Power Plan" (Projeto para uma energia limpa), elaborado pela agência de proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês), impõe às centrais elétricas existentes a redução das suas emissões de dióxido de carbono em 32% até 2030, em relação aos níveis de 2005.

As futuras centrais eram consideradas no noutro texto.

A Câmara dos Representantes também se deve pronunciar em breve sobre as duas resoluções.

O Congresso tem o poder de anular as leis impostas pelo Executivo, mas a Casa Branca anunciou na terça-feira que Barack Obama, que vai estar em Paris em 30 de novembro para participar na Cimeira do Clima, organizada pela ONU, vai vetar.

A luta contra as alterações climáticas é um dos principais desempenhos da presidência Obama, mas este tem-se confrontado desde a sua eleição com os bloqueios dos seus adversários republicanos.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.