sicnot

Perfil

Mundo

Republicanos anulam no Senado legislação anti-emissões gases efeito estufa

O Senado dos EUA aprovou na terça-feira duas resoluções que anulam as regulamentações emblemáticas do governo de Barack Obama para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa das centrais elétricas, mas o Presidente vai vetá-las.

reuters

Dominado pelos republicanos, o Senado aprovou as resoluções por 52 votos contras 46, com a quase totalidade dos democratas e oporem-se.

O voto visava sobretudo oficializar a hostilidade dos republicanos às iniciativas de Obama para lutar contra as alterações climáticas, com os conservadores a contestarem o curso económico, designadamente nas regiões dependentes da exploração do carvão.

O "Clean Power Plan" (Projeto para uma energia limpa), elaborado pela agência de proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês), impõe às centrais elétricas existentes a redução das suas emissões de dióxido de carbono em 32% até 2030, em relação aos níveis de 2005.

As futuras centrais eram consideradas no noutro texto.

A Câmara dos Representantes também se deve pronunciar em breve sobre as duas resoluções.

O Congresso tem o poder de anular as leis impostas pelo Executivo, mas a Casa Branca anunciou na terça-feira que Barack Obama, que vai estar em Paris em 30 de novembro para participar na Cimeira do Clima, organizada pela ONU, vai vetar.

A luta contra as alterações climáticas é um dos principais desempenhos da presidência Obama, mas este tem-se confrontado desde a sua eleição com os bloqueios dos seus adversários republicanos.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.