sicnot

Perfil

Mundo

Republicanos anulam no Senado legislação anti-emissões gases efeito estufa

O Senado dos EUA aprovou na terça-feira duas resoluções que anulam as regulamentações emblemáticas do governo de Barack Obama para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa das centrais elétricas, mas o Presidente vai vetá-las.

reuters

Dominado pelos republicanos, o Senado aprovou as resoluções por 52 votos contras 46, com a quase totalidade dos democratas e oporem-se.

O voto visava sobretudo oficializar a hostilidade dos republicanos às iniciativas de Obama para lutar contra as alterações climáticas, com os conservadores a contestarem o curso económico, designadamente nas regiões dependentes da exploração do carvão.

O "Clean Power Plan" (Projeto para uma energia limpa), elaborado pela agência de proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês), impõe às centrais elétricas existentes a redução das suas emissões de dióxido de carbono em 32% até 2030, em relação aos níveis de 2005.

As futuras centrais eram consideradas no noutro texto.

A Câmara dos Representantes também se deve pronunciar em breve sobre as duas resoluções.

O Congresso tem o poder de anular as leis impostas pelo Executivo, mas a Casa Branca anunciou na terça-feira que Barack Obama, que vai estar em Paris em 30 de novembro para participar na Cimeira do Clima, organizada pela ONU, vai vetar.

A luta contra as alterações climáticas é um dos principais desempenhos da presidência Obama, mas este tem-se confrontado desde a sua eleição com os bloqueios dos seus adversários republicanos.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47
  • Um olhar sobre a tragédia através das redes sociais
    3:22
  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18