sicnot

Perfil

Mundo

Rússia vai visar camiões-cisterna nas áreas controladas pelo Daesh

A aviação russa recebeu ordens para atingir os camiões-cisterna que transportam produtos petrolíferos nas zonas controladas pelo grupo jihadista Daesh (Estado Islâmico), informou esta quarta-feira o general Andrei Kartapolov, chefe das operações militares russas na Síria.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Umit Bektas / Reuters

"Hoje foi decidido que os aviões do exército russo deverão alvejar os camiões-cisterna que transportam produtos petrolíferos numa zona controlada pelo EI", anunciou, citado pela agência noticiosa Interfax.

O general não precisou o modo de operação dos aviões russos, a sua altitude durante os ataques ou os meios para reconhecer um camião-cisterna que pertença aos 'jihadistas' do EI.

O comando da operação militar russa na Síria indicou que os seus aviões de combate já "destruíram" 500 camiões-cisterna, sem precisar a que que grupos "terroristas" -- EI ou outras organizações 'jihadistas' -- pertenciam os veículos.

A destruição destes camiões-cisterna ocorreu "nos últimos dias" antes de ser tomada a decisão de "disparar à vista" sobre estes alvos, acrescentou.

"Nos últimos anos, e nos territórios que controlam, o EI e outros grupos extremistas estabeleceram o que designamos por 'oleoduto rolante'", declarou o militar, ao sugerir que estes camiões-cisterna já transportaram milhares de toneladas de petróleo para as refinarias situadas no Iraque, que partilha uma fronteira comum com a Síria a leste.

O grupo EI controla a maioria dos campos petrolíferos na Síria, em particular na província de Deir Ezzor, com os camiões-cisterna e zonas de aprovisionamento a garantirem importantes fontes de rendimento ao grupo 'jihadista'.

Um estudo publicado em outubro pelo diário norte-americano Financial Times calculava que o contrabando de petróleo garantia aos 'jihadistas' 1,5 milhões de dólares diários (1,4 milhões de euros), e quando o preço médio estava estabelecido a 45 dólares o barril.

Na segunda-feira, o Pentágono tinha anunciado a destruição pela coligação conduzida pelos Estados Unidos de 116 camiões-cisternas utilizados pelo EI perto de Boukamal, localidade na posse do grupo 'jihadista' junto à fronteira com o Iraque.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.