sicnot

Perfil

Mundo

Rússia vai visar camiões-cisterna nas áreas controladas pelo Daesh

A aviação russa recebeu ordens para atingir os camiões-cisterna que transportam produtos petrolíferos nas zonas controladas pelo grupo jihadista Daesh (Estado Islâmico), informou esta quarta-feira o general Andrei Kartapolov, chefe das operações militares russas na Síria.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Umit Bektas / Reuters

"Hoje foi decidido que os aviões do exército russo deverão alvejar os camiões-cisterna que transportam produtos petrolíferos numa zona controlada pelo EI", anunciou, citado pela agência noticiosa Interfax.

O general não precisou o modo de operação dos aviões russos, a sua altitude durante os ataques ou os meios para reconhecer um camião-cisterna que pertença aos 'jihadistas' do EI.

O comando da operação militar russa na Síria indicou que os seus aviões de combate já "destruíram" 500 camiões-cisterna, sem precisar a que que grupos "terroristas" -- EI ou outras organizações 'jihadistas' -- pertenciam os veículos.

A destruição destes camiões-cisterna ocorreu "nos últimos dias" antes de ser tomada a decisão de "disparar à vista" sobre estes alvos, acrescentou.

"Nos últimos anos, e nos territórios que controlam, o EI e outros grupos extremistas estabeleceram o que designamos por 'oleoduto rolante'", declarou o militar, ao sugerir que estes camiões-cisterna já transportaram milhares de toneladas de petróleo para as refinarias situadas no Iraque, que partilha uma fronteira comum com a Síria a leste.

O grupo EI controla a maioria dos campos petrolíferos na Síria, em particular na província de Deir Ezzor, com os camiões-cisterna e zonas de aprovisionamento a garantirem importantes fontes de rendimento ao grupo 'jihadista'.

Um estudo publicado em outubro pelo diário norte-americano Financial Times calculava que o contrabando de petróleo garantia aos 'jihadistas' 1,5 milhões de dólares diários (1,4 milhões de euros), e quando o preço médio estava estabelecido a 45 dólares o barril.

Na segunda-feira, o Pentágono tinha anunciado a destruição pela coligação conduzida pelos Estados Unidos de 116 camiões-cisternas utilizados pelo EI perto de Boukamal, localidade na posse do grupo 'jihadista' junto à fronteira com o Iraque.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa