sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 6,8 abala Ilhas Salomão

Um sismo de magnitude 6,8 abalou hoje, ao final da tarde, as Ilhas Salomão, no Pacífico, revelou o serviço de geofísica norte-americano US Geological Survey, mas não foi emitido qualquer alerta de tsunami.

O abalo, com uma profundidade de 10,82 quilómetros, fez-se sentir 119 quilómetros a sudoeste de Dadali, nas Ilhas Salomão, no Pacífico, às 02:31 locais (18:31 de Lisboa).

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, com sede no Havai, informou que não há nenhum aviso de maremoto para este sismo.

As Ilhas Salomão situam-se no denominado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de atividade sísmica frequente devido a choques entre as placas continentais.

Um terramoto de 6,0 graus atingiu as Ilhas Salomão em setembro, mas não causou danos nem houve alertas de tsunami.

Em 2013, as Ilhas Salomão foram atingidas por um tsunami após um sismo com 8,0 graus de magnitude que causou pelo menos 10 mortos e milhares de desalojados.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa