sicnot

Perfil

Mundo

Comboio de alta velocidade fabricado pela China atingiu os 385 km/hora

Um comboio de alta velocidade chinês atingiu na quarta-feira 385 quilómetros por hora, durante um teste efetuado na linha que liga Datong e Xi'an, no noroeste da China, avançou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

CSR Qingdao Sifang

A conceção e fabrico do comboio, que foi testado em pontes, túneis, e em subidas e curvas, coube à empresa CSR Qingdao Sifang, enquanto os direitos de propriedade intelectual são detidos pela China, escreveu a agência.

O comboio deverá começar a operar a partir do próximo ano e circulará a uma velocidade padrão de 350 quilómetros por hora.

Em menos de uma década, a China construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, ultrapassando o Japão e a França, os países pioneiros desta tecnologia.

A primeira linha, inaugurada em 2008, por altura dos Jogos Olímpicos, foi um troço de 120 quilómetros entre Pequim e a cidade portuária de Tianjin.

Atualmente, a linha mais longa, com 2.298 quilómetros de extensão, liga Pequim a Cantão em oito horas.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.