sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas fissuras num reator nuclear na Escócia

Várias fissuras foram descobertas nos tijolos de carbono que compõem o núcleo do reator nuclear da central de Hunterston B na Escócia, anunciou hoje o operador da central, a elétrica estatal francesa EDF.

© Russell Cheyne / Reuters

A EDF afirmou que as fissuras não representam "consequências ao nível da segurança" e que o reator poderá continuar a funcionar de forma normal.

As fissuras foram encontradas em três dos 6.000 tijolos de carbono existentes no núcleo do reator durante uma inspeção regular.

Segundo a EDF, estas fissuras poderão estar relacionadas com a idade do reator da central de Hunterston, que conta com dois reatores.

"Estes resultados foram antecipados e confirmam a nossa estimativa de fixar a duração limite [da central Hunterston B) até 2023", acrescentou a elétrica francesa.

A funcionar desde 1976, esta central era para ter sido inicialmente encerrada em 2011. A infraestrutura acabou por ser submetida a trabalhos de melhoramento para prolongar a sua atividade.

A elétrica francesa acrescentou que comunicou a existência destas fissuras por motivos "de abertura e de transparência".

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.