sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas fissuras num reator nuclear na Escócia

Várias fissuras foram descobertas nos tijolos de carbono que compõem o núcleo do reator nuclear da central de Hunterston B na Escócia, anunciou hoje o operador da central, a elétrica estatal francesa EDF.

© Russell Cheyne / Reuters

A EDF afirmou que as fissuras não representam "consequências ao nível da segurança" e que o reator poderá continuar a funcionar de forma normal.

As fissuras foram encontradas em três dos 6.000 tijolos de carbono existentes no núcleo do reator durante uma inspeção regular.

Segundo a EDF, estas fissuras poderão estar relacionadas com a idade do reator da central de Hunterston, que conta com dois reatores.

"Estes resultados foram antecipados e confirmam a nossa estimativa de fixar a duração limite [da central Hunterston B) até 2023", acrescentou a elétrica francesa.

A funcionar desde 1976, esta central era para ter sido inicialmente encerrada em 2011. A infraestrutura acabou por ser submetida a trabalhos de melhoramento para prolongar a sua atividade.

A elétrica francesa acrescentou que comunicou a existência destas fissuras por motivos "de abertura e de transparência".

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.