sicnot

Perfil

Mundo

Obama ordena ao Pentágono que reveja plano de encerramento de Guantánamo

A Presidência norte-americana solicitou hoje ao Pentágono que revisse um documento sobre a forma como os militares vão encerrar a prisão de Guantánamo e transferir os detidos para os EUA, revelou hoje um dirigente da administração.

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

© Staff Photographer / Reuters

Fontes militares avançaram na semana passada que o plano de encerramento da controversa prisão na ilha de Cuba seria divulgado "em breve", mas a Casa Branca discorda do documento que recebeu e contrapôs ao Pentágono que encontrasse mais formas de reduzir os custos.

"O Presidente tem mais questões" sobre o que o Pentágono apresentou e "havia lá coisas de que ele não gostou", revelou aquele dirigente à AFP, sob anonimato.

Desde que tomou posse, em 2009, Obama tem pressionado para o encerramento da instalação que está numa base naval norte-americana em Cuba, mas os congressistas têm repetidamente impedido que isso aconteça.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".