sicnot

Perfil

Mundo

Obama ordena ao Pentágono que reveja plano de encerramento de Guantánamo

A Presidência norte-americana solicitou hoje ao Pentágono que revisse um documento sobre a forma como os militares vão encerrar a prisão de Guantánamo e transferir os detidos para os EUA, revelou hoje um dirigente da administração.

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

Prisão de Guantánamo, nos Estados Unidos.(Arquivo)

© Staff Photographer / Reuters

Fontes militares avançaram na semana passada que o plano de encerramento da controversa prisão na ilha de Cuba seria divulgado "em breve", mas a Casa Branca discorda do documento que recebeu e contrapôs ao Pentágono que encontrasse mais formas de reduzir os custos.

"O Presidente tem mais questões" sobre o que o Pentágono apresentou e "havia lá coisas de que ele não gostou", revelou aquele dirigente à AFP, sob anonimato.

Desde que tomou posse, em 2009, Obama tem pressionado para o encerramento da instalação que está numa base naval norte-americana em Cuba, mas os congressistas têm repetidamente impedido que isso aconteça.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47