sicnot

Perfil

Mundo

Duplo ataque a mesquita em Bagdad causa cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e 22 ficaram feridas, entre elas vários elementos das forças de segurança iraquianas, num duplo ataque contra uma mesquita xiita no sul de Bagdad, indicaram fontes oficiais, citadas pela EFE.

(arquivo)

(arquivo)

© Ahmed Saad / Reuters

Segundo fontes das forças de segurança, o primeiro ataque à bomba ocorreu num templo xiita na zona de Al Yousefyia, 20 quilómetros a sul da Bagdad.

A segunda ocorreu pouco depois da chegada de elementos das forças de segurança ao local, quando um homem se aproximou da multidão e fez explodir as granadas que tinha presas à cintura.

Ambas as explosões provocaram também danos materiais na mesquita e em vários e edifícios nas proximidades.

Desde 2003 que os xiitas são alvo de atentados perpetrados por sunitas radicais, sobretudo durante as festividades religiosas. Os xiitas constituem 60% da população iraquiana.

Os ataques de hoje ocorreram quando esta comunidade religiosa se preparava para comemorar os primeiros 40 dias do aniversário da morte do imã Al Hussein (assassinado no Iraque no ano 680), neto do profeta Mohamed e o terceiro dos 12 imanes venerados pelos xiitas.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.