sicnot

Perfil

Mundo

Duplo ataque a mesquita em Bagdad causa cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e 22 ficaram feridas, entre elas vários elementos das forças de segurança iraquianas, num duplo ataque contra uma mesquita xiita no sul de Bagdad, indicaram fontes oficiais, citadas pela EFE.

(arquivo)

(arquivo)

© Ahmed Saad / Reuters

Segundo fontes das forças de segurança, o primeiro ataque à bomba ocorreu num templo xiita na zona de Al Yousefyia, 20 quilómetros a sul da Bagdad.

A segunda ocorreu pouco depois da chegada de elementos das forças de segurança ao local, quando um homem se aproximou da multidão e fez explodir as granadas que tinha presas à cintura.

Ambas as explosões provocaram também danos materiais na mesquita e em vários e edifícios nas proximidades.

Desde 2003 que os xiitas são alvo de atentados perpetrados por sunitas radicais, sobretudo durante as festividades religiosas. Os xiitas constituem 60% da população iraquiana.

Os ataques de hoje ocorreram quando esta comunidade religiosa se preparava para comemorar os primeiros 40 dias do aniversário da morte do imã Al Hussein (assassinado no Iraque no ano 680), neto do profeta Mohamed e o terceiro dos 12 imanes venerados pelos xiitas.

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.