sicnot

Perfil

Mundo

Duplo ataque a mesquita em Bagdad causa cinco mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e 22 ficaram feridas, entre elas vários elementos das forças de segurança iraquianas, num duplo ataque contra uma mesquita xiita no sul de Bagdad, indicaram fontes oficiais, citadas pela EFE.

(arquivo)

(arquivo)

© Ahmed Saad / Reuters

Segundo fontes das forças de segurança, o primeiro ataque à bomba ocorreu num templo xiita na zona de Al Yousefyia, 20 quilómetros a sul da Bagdad.

A segunda ocorreu pouco depois da chegada de elementos das forças de segurança ao local, quando um homem se aproximou da multidão e fez explodir as granadas que tinha presas à cintura.

Ambas as explosões provocaram também danos materiais na mesquita e em vários e edifícios nas proximidades.

Desde 2003 que os xiitas são alvo de atentados perpetrados por sunitas radicais, sobretudo durante as festividades religiosas. Os xiitas constituem 60% da população iraquiana.

Os ataques de hoje ocorreram quando esta comunidade religiosa se preparava para comemorar os primeiros 40 dias do aniversário da morte do imã Al Hussein (assassinado no Iraque no ano 680), neto do profeta Mohamed e o terceiro dos 12 imanes venerados pelos xiitas.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.