sicnot

Perfil

Mundo

Forças especiais cercam atacantes e controlam hotel no Mali, pelo menos 27 mortos

As forças de segurança malianas asseguraram o controlo do Hotel Radisson, em Bamako, que foi hoje alvo de um ataque. Os atacantes, já sem reféns sob sequestro, estarão encurrados nos pisos superiores. Dois deles foram abatidos. Há pelo menos 27 mortos.

STR

AFRICABLE TELEVISION / HANDOUT

De acordo com o porta-voz do Ministério do Segurança Interna do Mali, as forças especiais estão atualmente a tentar retirar os atacantes que estão nos pisos superiores do hotel.

"Eles já não têm reféns e as nossas forças estão a tentar localizá-los", tinha anunciado momentos antes o ministro, o coronel Salif Traoré, numa conferência de imprensa.

As forças de manutenção da paz da ONU no local contaram pelo menos 27 corpos, quando ainda decorrem buscas no interior do hotel, segundo fonte oficial citada pela Reuters.

De acordo com outra fonte militar maliana em declarações à France Press, dois atacantes foram abatidos.

Nesta operação, as forças do Mali tiveram a ajuda das tropas de elite dos Estados Unidos e da França.

O sequestro de cerca de 170 pessoas neste hotel de luxo foi reivindicado pelos grupos terroristas Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI) e Al Murabitun, como um "ataque conjunto" .

Testemunhas dizem que os terroristas chegaram ao hotel por volta das 7:00 num automóvel com matricula diplomática. Entraram e começaram a disparar armas automáticas. Horas depois, alguns reféns foram libertados e entretanto, as forças de segurança avançaram para o interior do edifício.

O governo português diz que não há indicação de vítimas ou reféns de nacionalidade portuguesa.

  • Três mortos em hotel de Bamako, 80 reféns terão sido libertados

    Mundo

    Homens armados tomaram de assalto o Hotel Radisson no centro de Bamako, capital do Mali. Segundo informação avaçada pela AFP, o hotel terá sito tomado por jihadistas que fizeram 170 reféns. Entre dois a quatro homens com armas automáticas ocuparam o hotel. Testemunhas no exterior ouviram tiros e a polícia montou de imediato um perímetro de segurança. Mais tarde, forças especiais entraram no hotel e no decorrer desta operação terão morrido pelo menos três reféns e 80 terão sido libertados.

  • Hollande apela aos franceses no Mali que recorram à proteção da embaixada
    1:32

    Mundo

    O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que França "fará todo o possível" para conseguir a libertação das pessoas feitas reféns durante um ataque armado contra um hotel de luxo em Bamako, Mali. Hollande pediu a todos os franceses que estão no país que entrem em contacto com a embaixada para assegurarem medidas de proteção. "No contexto que todos conhecemos, pedimos aos nossos cidadãos que tenham uma cautela extrema. (...) A vida não para, nem tão pouco a atividade económica, em todos os países que precisam de nós, mas é muito importante que pensem também na segurança", assinalou o chefe de Estado francês.

  • Árbitros em greve este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50