sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sueca detém homem suspeito de "planear ataque terrorista"

A polícia sueca deteve, na quinta-feira, um suspeito de planear um "ataque terrorista", após uma operação de caça ao homem durante dois dias.

© TT News Agency / Reuters

Iraqi Mutar Muthanna Majid foi detido durante uma rusga num centro para requerentes de asilo na cidade de Boliden, que decorreu sem incidentes, de acordo com os serviços de segurança.

A Suécia tem estado em alerta desde a passada sexta-feira, quando 129 pessoas morreram num ataque em Paris reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O primeiro-ministro Stefan Lofven elogiou os serviços de segurança pela "rapidez com que o suspeito foi localizado e detido".

As autoridades emitiram um mandado de busca para Majid, de 25 anos, que a imprensa diz ser suspeito de ter combatido na Síria, por preparar um "ataque terrorista".

"A detenção ocorreu com serenidade" e os investigadores planeiam interrogar o suspeito, disse, em comunicado, a agência de inteligência da Suécia, Sapo.

Apesar de não ter sido identificada uma ligação com os atacantes de Paris, a Sapo afirmou que o derramamento de sangue na capital francesa demonstrou como o Estado Islâmico está a expandir-se e a chegar à Europa.

A Suécia manteve o nível de ameaça terrorista em "elevado" após a detenção, o segundo mais alto numa escala de cinco. O alerta foi elevado na quarta-feira após uma revisão pelo Centro Nacional para a Avaliação de Ameaças Terroristas.

Na quinta-feira, Lofven disse que a Suécia tinha sido ingénua quanto ao risco de um ataque no seu território e que planeia reforçar as medidas de segurança, incluindo monitorização de comunicações encriptadas.

A Suécia não é alvo de um ataque desde 2010, quando um homem se fez explodir numa rua comercial em Estocolmo, ferindo duas pessoas.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.