sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sueca detém homem suspeito de "planear ataque terrorista"

A polícia sueca deteve, na quinta-feira, um suspeito de planear um "ataque terrorista", após uma operação de caça ao homem durante dois dias.

© TT News Agency / Reuters

Iraqi Mutar Muthanna Majid foi detido durante uma rusga num centro para requerentes de asilo na cidade de Boliden, que decorreu sem incidentes, de acordo com os serviços de segurança.

A Suécia tem estado em alerta desde a passada sexta-feira, quando 129 pessoas morreram num ataque em Paris reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O primeiro-ministro Stefan Lofven elogiou os serviços de segurança pela "rapidez com que o suspeito foi localizado e detido".

As autoridades emitiram um mandado de busca para Majid, de 25 anos, que a imprensa diz ser suspeito de ter combatido na Síria, por preparar um "ataque terrorista".

"A detenção ocorreu com serenidade" e os investigadores planeiam interrogar o suspeito, disse, em comunicado, a agência de inteligência da Suécia, Sapo.

Apesar de não ter sido identificada uma ligação com os atacantes de Paris, a Sapo afirmou que o derramamento de sangue na capital francesa demonstrou como o Estado Islâmico está a expandir-se e a chegar à Europa.

A Suécia manteve o nível de ameaça terrorista em "elevado" após a detenção, o segundo mais alto numa escala de cinco. O alerta foi elevado na quarta-feira após uma revisão pelo Centro Nacional para a Avaliação de Ameaças Terroristas.

Na quinta-feira, Lofven disse que a Suécia tinha sido ingénua quanto ao risco de um ataque no seu território e que planeia reforçar as medidas de segurança, incluindo monitorização de comunicações encriptadas.

A Suécia não é alvo de um ataque desde 2010, quando um homem se fez explodir numa rua comercial em Estocolmo, ferindo duas pessoas.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.