sicnot

Perfil

Mundo

Confirmada existência de vítimas mortais russas em ataque no Mali

Vários cidadãos russos morreram na sexta-feira no ataque contra um hotel em Bamako, durante o qual pelo menos 27 pessoas morreram, anunciou hoje a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, às agências russas.

© Joe Penney / Reuters

"Podemos confirmar que há cidadãos russos entre os mortos", declarou Zakharova à RIA Novosti, precisando que o ministério fará um comunicado depois de recebar "informações fiáveis sobre o número e os nomes" das vítimas russas.

O ministério russo tinha desmentido na sexta-feira a informação de que havia vítimas russas resultantes do ataque contra o hotel internacional Radisson Blu de Bamako.

Um cidadão de nacionalidade russa estava entre os numerosos estrangeiros que foram libertados durante a tomada de reféns na sexta-feira no Mali, tinha anunciado o Ministério da Segurança do Mali.

Entretanto, segundo a agência France Presse, uma fonte do ministério da Segurança do Mali afirmou que pelo menos três suspeitos estão a ser "ativamente procurados" pelas forças da ordem.

O ataque em Bamako, reivindicado por Al-Mourabitoune, o grupo do chefe 'jihadista' argelino Mokhtar Belmokhtar, próximo da Al-Qaida, terminou com a intervenção de forças do Mali e estrangeiras.

Na sexta-feira, homens armados entraram num hotel de luxo em Bamako, no Mali, e sequestraram 170 pessoas e que terminou com um assalto de forças malianas e estrangeiras.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Angola com eleições a 23 de agosto

    Mundo

    O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, convocou as próximas eleições gerais em Angola para 23 de agosto de 2017, informou hoje à agência Lusa a Casa Civil do Presidente da República.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.