Mali decreta o estado de emergência em todo o país
21.11.2015 00h07
O governo do Mali decretou hoje o estado de emergência em todo o território por uma duração de dez dias, anunciou o executivo de Bamaco após um conselho de ministros extraordinário.

© Joe Penney / Reuters
A reunião do governo decorreu poucas horas após o ataque da Al Qaeda, que fez 27 mortos num hotel da capital do Mali.
"Declara-se o estado de emergência em todo o território nacional, a partir da meia-noite (mesma hora em Lisboa) e durante um período de dez dias", indica um comunicado lido através da radio nacional do Mali, ORTM.
Homens armados entraram hoje num hotel de luxo em Bamako e sequestraram 170 pessoas, um ataque reivindicado pela Al-Qaida que terminou com um assalto de forças malianas e estrangeiras.
Os atacantes, dois dos quais foram mortos mas cujo número total não foi ainda confirmado, chegaram cerca das 07:00 num automóvel com matrícula diplomática, entraram no hotel Radisson Blu aos gritos de "Allahu Akbar" (Alá é Grande) e começaram a disparar armas automáticas.
Pelo menos três pessoas morreram nesses primeiros momentos.
Muitos dos 140 hóspedes que foram feitos reféns, juntamente com 30 funcionários, eram estrangeiros de pelo menos 14 nacionalidades, incluindo cinco tripulantes da companhia aérea Turkish Airlines e 12 da Air France e cidadãos alemães, argelinos, belgas, canadianos, chineses, costa-marfinenses, espanhóis, indianos, marroquinos, norte-americanos, russos e senegaleses.
Cerca de quatro horas depois do início do sequestro, forças militares malianas apoiadas por unidades especiais francesas e norte-americanas lançaram um assalto ao hotel, permitindo a fuga de cerca de 80 dos reféns.
O ataque foi reivindicado pelo grupo radical Al-Mourabitoune, dirigido pelo 'jihadista' argelino Mokhtar Belmokhtar e afiliado da Al-Qaida, que num telefonema para a agência privada mauritana Alakhbar afirmou ter realizado o ataque com a colaboração da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI).
O norte do Mali ficou em 2012 sob controlo de grupos 'jihadistas' ligados à Al-Qaida, perseguidos e dispersos a partir de janeiro de 2013 quando foi lançada, por iniciativa da França, uma intervenção militar internacional que se mantém no terreno.
Vastas zonas escapam no entanto ao controlo das forças malianas e estrangeiras. Durante bastante tempo concentrados no norte, os ataques 'jihadistas' alargaram-se desde o início do ano para o centro e depois de junho para o sul do Mali.
Lusa
Relacionados
- 3:02
Dois terroristas abatidos no ataque ao hotel mais luxuoso do Mali
Vinte e sete mortos e dois terroristas abatidos é o último balanço do ataque ao hotel mais luxuoso do Mali. No Radisson Blu, de Bamako, as forças de segurança libertaram os 170 reféns do comando que diz apoiar a Al-Qaeda.
- 0:29
Ministro francês dos Negócios Estrangeiros diz que nenhum dos ataques ficará impune
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros diz que o país está a acompanhar de perto a situação no Mali. Assegurou também que nenhum dos ataques da semana passada em Paris ficará impune.
- 2:15
Sequestro em hotel na capital do Mali termina com pelo menos 27 mortos
Terminou o sequestro no Hotel Radisson na capital do Mali. Segundo as agências internacionais, há registo de pelo menos 27 mortos.
-
Forças especiais cercam atacantes e controlam hotel no Mali, pelo menos 27 mortos
As forças de segurança malianas asseguraram o controlo do Hotel Radisson, em Bamako, que foi hoje alvo de um ataque. Os atacantes, já sem reféns sob sequestro, estarão encurrados nos pisos superiores. Dois deles foram abatidos. Há pelo menos 27 mortos.
- 1:38
Pelo menos três reféns mortos durante operação das forças especiais em hotel de Bamako
Um grupo armado atacou um hotel em Bamako, capital do Mali, e fez 170 reféns entre os hóspedes e funcionários. Pelo menos 3 reféns foram mortos. As forças especiais do Mali e os capacetes azuis das Nações Unidas entraram nas instalações e conseguiram libertar 80 reféns. Testemunhas relataram uma intensa troca de tiros desde o início do assalto ao hotel.
- 1:32
Hollande apela aos franceses no Mali que recorram à proteção da embaixada
O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que França "fará todo o possível" para conseguir a libertação das pessoas feitas reféns durante um ataque armado contra um hotel de luxo em Bamako, Mali. Hollande pediu a todos os franceses que estão no país que entrem em contacto com a embaixada para assegurarem medidas de proteção. "No contexto que todos conhecemos, pedimos aos nossos cidadãos que tenham uma cautela extrema. (...) A vida não para, nem tão pouco a atividade económica, em todos os países que precisam de nós, mas é muito importante que pensem também na segurança", assinalou o chefe de Estado francês.
-
ONU em "alerta máximo" face a ameaças de outros incidentes em Bamako
A ONU em Bamako está "em máximo alerta", dado existirem ameaças em relação a outros pontos da capital maliana, onde 170 pessoas foram feitas reféns num hotel, disse Carla Lopes Duarte, funcionária da Missão das Nações Unidas no Mali.
Na Homepage
- 1:42
-
"It's a boy!" Já nasceu o filho de Kate e William
Já nasceu o mais novo membro da família real britânica. É um menino, pesa 3,800 kg e o nome será revelado "em devido tempo".
23.04.2018 às 13h05
- 2:31
Ministro demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
O Ministro do Trabalho e da Segurança Social demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria feita à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aponta para irregularidades na contratação de fornecedores. Vieira da Silva desvaloriza a demora e desmente ter deixado o relatório na gaveta.
23.04.2018 às 15h24
- 2:13
Duas equipas de mergulhadores nas buscas pelo pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 13h59
- 1:45
Instituto de Socorros a Náufragos recebeu 30 viaturas para patrulhar as praias
23.04.2018 às 15h23
-
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública da União Europeia
Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia (UE), apesar de esta ter baixado, em 2017, para os 125,7% do PIB, face ao ano anterior, segundo o Eurostat.
23.04.2018 às 10h30
-
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
-
Presidente angolano exonera embaixador em Lisboa
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.
23.04.2018 às 14h10
-
- 2:20
Greve na EMEF ameaça suprimir viagens e encerrar linhas no Metro do Porto
23.04.2018 às 14h12
-
Vento forte no aeroporto da Madeira cancela três voos e obriga ao desvio de outros nove
O vento forte que se faz sentir hoje no aeroporto da Madeira já cancelou três voos previstos e obrigou ainda ao desvio de outros nove aviões para diferentes destinos, informou fonte da estrutura.
23.04.2018 às 14h37
- 1:11
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15