sicnot

Perfil

Mundo

Nove mortos, incluindo 4 mulheres suicidas, em atentado nos Camarões

Quatro mulheres suicidas fizeram-se explodir hoje nos arredores de Fotokol, no extremo norte dos Camarões, matando cinco civis, entre os quais um chefe tradicional, informou o governador regional. As suicidas eram "adolescentes com cerca de 15 anos", de acordo com fonte da segurança camaronesa.

Uma suicida fez-se explodir junto à casa do chefe tradicional de Laymarie, pequena localidade camaronesa na periferia de Fotokol, matando-o assim como a quatro membros da sua família, disse à agência France Presse o governador da região do Extremo-Norte, Midjiyawa Bakari.

As outras três bombistas rebentaram os explosivos nas proximidades alguns minutos depois e sem causar vítimas, adiantou.

Segundo uma fonte da segurança camaronesa contactada em Fotokol, as suicidas eram "adolescentes com cerca de 15 anos".

A mesma fonte indicou que a primeira explosão causou ainda dez feridos.

Bakari disse também que o exército agiu rapidamente.

"Logo após a primeira explosão, os nossos militares (estacionados em Fotokol) dispararam para o ar. Isso deve ter desencorajado as outras três suicidas", considerou.

Fotokol é regularmente alvo de ataques do grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram. No passado dia 9, três civis foram mortos num atentado realizado por duas mulheres suicidas perto de uma mesquita dessa cidade.

No total, mais de 100 pessoas morreram desde julho em duas dezenas de atentados atribuídos aos extremistas nigerianos.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.