sicnot

Perfil

Mundo

Mauricio Macri vence eleições na Argentina

Mauricio Macri é o novo Presidente da Argentina.

© Ivan Alvarado / Reuters

O candidato do centro-direito sucede assim a Cristina Kirchner e põe fim a um ciclo de 12 anos de presidentes de centro-esquerda.

Macri obteve mais de 52% dos votos contra os 47 de Daniel Scioli, o candidato apoiado pela antiga chefe de estado. Os argentinos regressaram este domingo às urnas para a segunda volta das eleições presidenciais. Foi a primeira vez na história do país que estas eleições não ficaram resolvidas na primeira volta, que aconteceu a 25 de outubro. Desta vez, a taxa de participação rondou os 78%. Macri é o atual presidente da câmara de Buenos Aires e antigo presidente do clube de futebol Boca Juniors. No discurso de vitória disse que este era um dia histórico que vai marcar uma mudança de época na Argentina.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06