sicnot

Perfil

Mundo

Mauricio Macri vence eleições na Argentina

Mauricio Macri é o novo Presidente da Argentina.

© Ivan Alvarado / Reuters

O candidato do centro-direito sucede assim a Cristina Kirchner e põe fim a um ciclo de 12 anos de presidentes de centro-esquerda.

Macri obteve mais de 52% dos votos contra os 47 de Daniel Scioli, o candidato apoiado pela antiga chefe de estado. Os argentinos regressaram este domingo às urnas para a segunda volta das eleições presidenciais. Foi a primeira vez na história do país que estas eleições não ficaram resolvidas na primeira volta, que aconteceu a 25 de outubro. Desta vez, a taxa de participação rondou os 78%. Macri é o atual presidente da câmara de Buenos Aires e antigo presidente do clube de futebol Boca Juniors. No discurso de vitória disse que este era um dia histórico que vai marcar uma mudança de época na Argentina.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.