sicnot

Perfil

Mundo

Medidas de extrema segurança em Teerão para cimeira de exportadores de gás

Teerão prepara-se hoje, entre medidas de extrema segurança, para acolher a III Cimeira do Fórum de Países Exportadores de Gás (FPEG), em que estarão presentes nove chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da organização.

reuters

Escolas, institutos e universidades da zona norte da capital permanecerão fechadas durante o encontro, o de maior peso político desde o início das reuniões do FPEG, em 2011.

Além disso, as principais autoestradas e avenidas da zona também ficarão cortadas ao trânsito, reservadas apenas para as autoridades, o que na prática implica um bloqueio da zona, dada a escassez de transportes públicos daquela cidade iraniana.

Como medida ainda mais extrema, não se tornou público o local do encontro e nem foram distribuídas as habituais acreditações para os meios de comunicação social e para os membros das delegações que irão participar na reunião.

Fontes da organização indicaram à imprensa, que teve de solicitar a acreditação com semanas de antecedência e entregar equipamentos e telemóveis no sábado às forças de segurança iranianas para serem analisados, os jornalistas autorizados a participar no encontro vão receber uma chamada, devendo apresentar-se num determinado lugar de Teerão uma hora antes do início da sessão.

Depois, serão transportados para sede da reunião, num dos poucos veículos que estarão autorizados a passar pelo cordão de segurança.

Já se encontram em Teerão os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Bolívia, Evo Morales; da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang; da Nigéria, Mohamad Buhari; do Iraque, Fuad Masud, do Azerbaijão, Ilham Aliev, e do Turquemenistão, Gurbanguly Berdimuhamedow, assim como o primeiro-ministro da Argélia, Abdelmalek Sellal.

Ainda falta chegar o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, esperado ainda esta manhã, sendo que as restantes 19 delegações presentes na reunião são lideradas por ministros do Petróleo ou da Energia.

O FPEG é composto pela Rússia, Irão, Qatar, Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné Equatorial, Líbia, Nigéria, Trinidad e Tobago, Venezuela e Emiratos Árabes Unidos, como membros de pleno direito, e países observadores, incluindo Holanda, Iraque, Omã, Peru, Azerbaijão, Cazaquistão e Noruega, com o Turquemenistão a participar como convidado especial.

A presença de tantos chefes de Estado na reunião foi interpretada pelas autoridades iranianas como "a indicação de mudança na comunidade internacional" relativamente ao seu país após o acordo sobre o programa nuclear anunciado em julho último.

Os países que participam na cimeira controlam 42% do abastecimento de gás mundial, 70% das suas reservas comprovadas, e 40% do fornecimento através de gasodutos e 65% do mercado mundial de gás natural liquefeito.

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.