sicnot

Perfil

Mundo

Morreu um rinoceronte branco do norte, restam três em todo o mundo

Morreu o rinoceronte branco do norte que estava num jardim zoológico dos EUA. Restam apenas três em todo o mundo e estão no Quénia.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

Lenny Ignelzi / AP

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

© Thomas Mukoya / Reuters

O estado de saúde de Nola, de 41 anos, deteriorou-se após uma cirurgia e teve de ser abatida no domingo. Tinha sido operada a um abcesso numa anca a 13 de novembro, mas surgiram complicações pós-operatórias que pioraram de forma irreversível durante o passado fim de semana.

Nola era uma das maiores atrações do San Diego Zoo Safari Park desde 1989 e os únicos três rinocerontes brancos do norte que ainda existem, todos eles já idosos, estão sob fortes medidas de segurança no Ol Pejeta Conservancy no quénia.

O rinoceronte branco do norte foi declarado extinto em estado selvagem em 2008, depois de ser alvo de de caçadores furtivos para vender o corno.

O Zoo de San Diego adquiriu seis fêmeas rinoceronte branco do sul para tentar inseminá-las com embriões de rinocerontes brancos do norte. Os investigadores dizem que, se o projeto for bem sucedido, poderá nascerum rinoceronte branco do norte dentro de 10 a 15 anos.

Há cerca de 20 mil rinocerontes brancos do sul em todo o mundo mas ainda decorreme studos para determinar se esta sub espécie é geneticamente semelhante para poder gerar o embrião.

  • Governo prepara projeto para suavizar transição para a reforma
    1:38

    Economia

    O Governo quer suavizar a transição do trabalho para a reforma. A ideia é que essa passagem seja feita gradualmente e não de um dia para o outro, o que pode ser mais traumático. O projeto prevê a possilidade de o trabalhador cumprir meio horário e acumular com meia pensão.

  • Primeiro discurso de Costa na ONU alinhado com o de Guterres

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, proferirá hoje o seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, devendo estar muito alinhado com a agenda política apresentada na terça-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.