sicnot

Perfil

Mundo

Morreu um rinoceronte branco do norte, restam três em todo o mundo

Morreu o rinoceronte branco do norte que estava num jardim zoológico dos EUA. Restam apenas três em todo o mundo e estão no Quénia.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

Lenny Ignelzi / AP

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

© Thomas Mukoya / Reuters

O estado de saúde de Nola, de 41 anos, deteriorou-se após uma cirurgia e teve de ser abatida no domingo. Tinha sido operada a um abcesso numa anca a 13 de novembro, mas surgiram complicações pós-operatórias que pioraram de forma irreversível durante o passado fim de semana.

Nola era uma das maiores atrações do San Diego Zoo Safari Park desde 1989 e os únicos três rinocerontes brancos do norte que ainda existem, todos eles já idosos, estão sob fortes medidas de segurança no Ol Pejeta Conservancy no quénia.

O rinoceronte branco do norte foi declarado extinto em estado selvagem em 2008, depois de ser alvo de de caçadores furtivos para vender o corno.

O Zoo de San Diego adquiriu seis fêmeas rinoceronte branco do sul para tentar inseminá-las com embriões de rinocerontes brancos do norte. Os investigadores dizem que, se o projeto for bem sucedido, poderá nascerum rinoceronte branco do norte dentro de 10 a 15 anos.

Há cerca de 20 mil rinocerontes brancos do sul em todo o mundo mas ainda decorreme studos para determinar se esta sub espécie é geneticamente semelhante para poder gerar o embrião.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.