sicnot

Perfil

Mundo

Morreu um rinoceronte branco do norte, restam três em todo o mundo

Morreu o rinoceronte branco do norte que estava num jardim zoológico dos EUA. Restam apenas três em todo o mundo e estão no Quénia.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

A fêmea de rinoceronte branco do norte, Nola, em dezembro de 2014.

Lenny Ignelzi / AP

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

Um dos três rinocerontes brancos do norte que estão no Quénia com elementos da tribo Masai.

© Thomas Mukoya / Reuters

O estado de saúde de Nola, de 41 anos, deteriorou-se após uma cirurgia e teve de ser abatida no domingo. Tinha sido operada a um abcesso numa anca a 13 de novembro, mas surgiram complicações pós-operatórias que pioraram de forma irreversível durante o passado fim de semana.

Nola era uma das maiores atrações do San Diego Zoo Safari Park desde 1989 e os únicos três rinocerontes brancos do norte que ainda existem, todos eles já idosos, estão sob fortes medidas de segurança no Ol Pejeta Conservancy no quénia.

O rinoceronte branco do norte foi declarado extinto em estado selvagem em 2008, depois de ser alvo de de caçadores furtivos para vender o corno.

O Zoo de San Diego adquiriu seis fêmeas rinoceronte branco do sul para tentar inseminá-las com embriões de rinocerontes brancos do norte. Os investigadores dizem que, se o projeto for bem sucedido, poderá nascerum rinoceronte branco do norte dentro de 10 a 15 anos.

Há cerca de 20 mil rinocerontes brancos do sul em todo o mundo mas ainda decorreme studos para determinar se esta sub espécie é geneticamente semelhante para poder gerar o embrião.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.