sicnot

Perfil

Mundo

Maior fábrica de clones do mundo vai produzir cães, cavalos e vacas

A maior fábrica de clonagem animal do mundo está a ser construída na China e planeia produzir cães, cavalos e até um milhão de vacas por ano, noticiou esta terça-feira a agência oficial chinesa Xinhua.

O objetivo é produzir animais de estimação, cães-polícia, cavalos de corrida e vacas para alimentação, para venda à escala industrial. (Arquivo)

O objetivo é produzir animais de estimação, cães-polícia, cavalos de corrida e vacas para alimentação, para venda à escala industrial. (Arquivo)

© David Moir / Reuters

As instalações, orçadas em 200 milhões de yuan (31 milhões de dólares), incluem um laboratório de clonagem e um banco de genes.

A Xinhua refere que o projeto está a ser desenvolvido pela firma de biotecnologia chinesa Boyalife e pela sul-coreana Sooam Biotech - cujo fundador alegou, há uma década, ter clonado embriões humanos -, além de dois institutos de investigação chineses.

O objetivo é produzir animais de estimação, cães-polícia, cavalos de corrida e vacas para alimentação, para venda à escala industrial.

A fábrica vai situar-se no porto de Tianjin, a sul de Pequim, deverá começar a produção no próximo ano, com uma capacidade inicial de 100 mil embriões de gado por ano, até atingir a meta de um milhão, de acordo com a Xinhua, que citou o presidente da Boyalife, Xu Xiaochun.

"Os agricultores chineses têm dificuldade em produzir gado para alimentação para responder à procura", disse Xu Xiaochun.

Em agosto, pelo menos 165 pessoas morreram nas explosões de armazéns de químicos no porto de Tianjin.

A sul-coreana Sooam é dirigida por Hwang Woo-suk, que em 2004 afirmou ter conseguido desenvolver células estaminais a partir de embriões humanos clonados, pela primeira vez no mundo.

A comunidade científica considerou a investigação fraudulenta e repleta de falhas éticas.

A página digital da Sooam apresenta uma série de instruções para potenciais clientes que pretendam clonar o seu cão morto.

A Sooam e a Boyalife começaram o mercado da clonagem comercial na China no ano passado, com a produção de três cães de raça mastim tibetano, indicou a Xinhua.

Lusa

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.